quarta-feira, 27 de setembro de 2023

ESFORÇO & SUCESSO SE COMPLEMENTAM

 


ESFORÇO & SUCESSO SE COMPLEMENTAM

 

A MAIORIA de nós não nasceu em berço de ouro, não viemos de famílias tradicionalmente abastadas, não tivemos largos privilégios, nem nascemos nas cidades mais influentes do mundo. É fato que precisaremos nos esforçar muito mais, todavia, é também fato que é possível traçar nosso caminho rumo ao sucesso pessoal.

 

“O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido.”

Provérbios 13:4

 

#CATM #carloscarvalho #igreja #biblia #fy #esforço #autotransformação #metanoia #sucesso #bpcarloscarvalho

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

TODA MULHER É BELA?



TODA MULHER É BELA?

 

Dr. Cury[i] soltou um post esta semana, o qual declarava: “O sistema se esqueceu de gritar que a beleza não pode ser padronizada.” Em seu comentário escreveu:  Toda mulher é bela.” Como o digníssimo mestre procura quem pensa e não apenas seguidores, me arrisco em alguns pensamentos.

 

Sigo o doutor desde há muito e tenho vários – senão todos – livros seus em minha biblioteca pessoal, por isso mesmo, compreendo a ideia principal da postagem. Sei que ele está tentando ser positivo e levantar a autoestima de todas as mulheres que, de alguma forma ou por algum motivo, sentem-se fora dos padrões de beleza canonizados ou descontentes com sua estética física e afins. Portanto, sua postagem tem destino louvável e espero que alcance os alvos certeiramente.

 

Agora, desejo de aventurar nas frases isoladamente. Óbvio que a beleza não pode ser padronizada, porém o fato é que ela foi e há muito tempo. Hoje temos vários movimentos na contramão disso, procurando exaltar as diferentes estéticas físicas das mulheres, em quase todas as suas variações. Um bom exemplo disso, são propagandas como as da marca Dove, da empresa Unilever, e outras ações afirmativas em curso. É fato que a beleza não pode ser padronizada, mas acredito ser um fato tão importante quanto, que o feio também não se deve padronizar. Assim como a beleza será, neste caso específico, algo abstrato e subjetivo, o feio seguirá o mesmo “padrão”.

 

Toda mulher é bela mesmo? Aqui não discutimos a estética, a beleza física ou cores, mas aquilo que faz uma mulher ser realmente bela. Pensemos no contrário: uma mulher que lança seu filho ou enteado pela janela, pode ser considerada nesta frase? Uma mulher que ordena a morte de outros é bela? Uma mulher que vive na criminalidade é bela? Uma mulher imoral, sem pudor, irascível, fofoqueira, “barraqueira”, mal educada, brutal, que mata os pais é bela? Uma mulher que prostitui suas filhas é bela? Agora você já sabe onde queremos chegar. Os exemplos podem ser multiplicados à infinidade.

 

Uma mulher pode ser esteticamente e fisicamente bela por fora, mas um mostro por dentro. Ela pode ser considerada uma “deusa” ou sex symbol, porém, uma destruidora da vida. Ela pode ser bonita, de corpo escultural e desejada por milhares de homens (e até por mulheres), mas o que a impede de ser um ser humano horrível, egoísta, ególatra, arrogante, insensata, invejosa, avarenta ou mortal? Nestes casos mencionados, o feio e o belo se mesclaram perfeitamente numa só pessoa.

 

Qual a solução? Enaltecemos o feio em detrimento do belo? De maneira alguma. Mentimos às mulheres e dizemos a elas que a beleza exterior não importa? Isso não dará resultados benéficos. Removemos todos os padrões que existem? Isso também não se mostra algo inteligente, embora pareça, apenas pareça bom. O que diremos?

 

Acredito piamente que as respostas estão em duas palavrinhas, carregadas de significado e poder: Satisfação e Virtudes. O que queremos dizer com elas? Quando uma mulher, e não somente uma mulher, mas todo o ser humano descobre o senso de satisfação, que é resultado de um autoconhecimento e de uma profunda gratidão pelo Dom da vida que tem, o viver e o desfrutar desta vida torna-se mais importante do que tentar mudar a si mesmo esteticamente em padrões que não lhe cabe. A aceitação de si mesmo, a elevação de sua autoestima, não por meros padrões de vestimentas e beleza, mas pelo valor de si mesmo como pessoa criada por Deus, altera a cosmovisão da pessoa e modifica beneficamente seu estilo de vida.

 

A segunda palavra, as virtudes, falam de coisas há muito deixada de lado pelo Ocidente. Quando procuramos desenvolver as nossas virtudes interiores, como ética, bom senso, paz de espírito, paciência, adaptação, amor próprio, perdão, perseverança e etc., tudo ao nosso redor ganha novo sentido, novas cores, nova estética, novos padrões.

 

O que descrevi até aqui não é um ideal romântico, uma utopia, um sonho intangível ou uma espiritualidade que não pode ser alcançada pela maioria. Não. Tudo isso está disponível e esse caminho aberto diante de si, para aqueles que encontram e depositam a fé em Jesus Cristo e em seus ensinos nos Evangelhos. Esse é o caminho mais elevado, a via que não pode ser destruída e a paz que jamais poderá ser retirada dos que creem. Esse é o caminho da beleza suprema.

 

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

 

Carlos Carvalho

Professor, Teólogo e Escritor. Pr. Sênior da Comunidade


[i] Instagram: @augustocury

VIDA TRANSFORMADA