quarta-feira, 15 de novembro de 2023

A VERDADEIRA RELIGIÃO

 


 

“Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1:26-27)

 

Alguns equivocadamente tentam desmerecer a religião e tecer muitos comentários negativos sobre a fé religiosa. Embora saibamos que em certos sistemas religiosos não há um compromisso com a verdade divina, tampouco produzam saúde emocional e espiritual aos seus participantes, não podemos esquecer que o ser humano, via de regra, sociologicamente dizendo, é um ser religioso (homos religiosus). Por isso, a fé religiosa se reveste de elemento de imensa importância para o homem em qualquer época, cultura e sociedade.

 

O texto escolhido é a única porção das Escrituras onde a palavra grega para “religioso” ou “religião” aparece. Portanto, para nós, é importantíssimo compreender a perspectiva bíblica dela. Em grego, a palavra é “threskos”, que simplificando, significa uma atitude religiosa, e, aqui, essa atitude é vista de forma positiva. No sentido bíblico, a vida religiosa abençoada tem dois aspectos: o interior e o exterior, e isso não seria de outra maneira.

 

Uma pessoa verdadeiramente religiosa e que procura agradar a Deus sabe que sua religião necessita alterar o seu mundo interior. Neste texto, o exemplo é dado pela mudança de temperamento que se manifesta por meio da fala. É decisivo e inquestionável que o que sai de nossos lábios demonstra o nosso mundo interior, se transformado por Deus ou não.

 

No aspecto externo, enquanto as religiões ritualísticas e sacramentalistas, põem seu foco nos rituais e sacrifícios, a religião real põe seu âmago em práticas de bondade e de amor ao próximo, como visitar e socorrer órfãos e viúvas, e manter-se em santidade pessoal, na pureza de seu corpo.

 

Concluímos assim, que cristãos não precisam rejeitar as palavras “religião” ou “religioso”. Se sabemos do que se trata a verdadeira religião, tornamo-nos pessoas mais virtuosas e santas ao compreender e praticar as coisas que agradam ao nosso Deus e Pai. Sejamos religiosos sem receio.

 

#carlos #carloscarvalho #igreja #cristão #cristianismo #fé #biblia #ensino #religião #teologia #fy

VIDA TRANSFORMADA