sábado, 14 de novembro de 2020

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020

 


 

Neste domingo, 15 de novembro, é um dia muito importante para cada uma de nossas cidades. Participar da renovação, eleição, mudança e destino da cidade, não deveria ser feito por que somos obrigados a votar, mas por uma consciente e livre declaração de responsabilidade, respeito e amor pelo lugar onde habitamos.

 

Participar do destino político e social de nossas cidades deveria ser encarado como um grande privilégio e com profundo senso cívico e de cidadania. Somos responsáveis por quem elegemos e por quem, ao não votar, deixamos que assuma o governo e a condução de nossa cidade, estado e nação.

 

Reclamar após nossa omissão, deveria nos causar vergonha e tristeza. Não conhecer as propostas dos candidatos, sabendo dos limites de seus cargos é essencial, pois nenhum deles pode fazer o que de fato promete, a não ser que consiga convencer seus pares de que seu projeto é coerente, necessário e benéfico à população como um todo.

 

Por fim, elegemos os que nos governam, os que governam os que neles não votaram, e os que permitimos governar quando nos isentamos de votar. Damos à essas pessoas quase que uma carta ou cheque em branco para fazerem o que quiserem, quando não exercemos o nosso real poder sobre eles: o de cobrar e de removê-los, se não alcançarem as nossas expectativas.

 

Políticos não são perfeitos, mas nós também não. Somos fruto do mesmo sistema, vivemos na mesma cidade, somos cidadãos iguais, mas diferentes. Somos irmãos de nacionalidade, de esperança, quem sabe até de fé, porém, ainda que cada um ou grupo, possa manter sua perspectiva e cosmovisão do mundo e da vida, somos responsáveis uns pelos outros em alguma medida.

 

Escolha bem em quem porá a sua confiança para os próximos quatro anos em sua cidade. A cidade é sua. Ela não é formada pelos prédios e casas; ela só tem razão de existir porque pessoas habitam nela. Porque você está nela. Ame-a e respeite-a e faça o melhor que pode por ela.

 

Carlos Carvalho

14 de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA