segunda-feira, 31 de maio de 2021

UM FANTÁSTICO EXPERIMENTO SOCIAL EM LARGA ESCALA


O que irei escrever aqui é apenas o uso de reflexão, pensamentos soltos e de utopia, mas imagino que se posto em prática, os resultados seriam bem concretos e historicamente cíclico, como se voltássemos no tempo.

 

Suponhamos que pudéssemos construir um enorme muro de separação em nosso país, à semelhança do Muro de Berlim durante a Guerra Fria. De um lado dele, iriam os socialistas, esquerdistas, sindicalistas, marxistas, todos os militantes, comunistas de todos os ambientes de nosso país: políticos, professores, empresários, progressistas, artistas, forças de segurança, médicos, demais profissionais e uma parcela da população – óbvio, todos e todas que se identificassem com essas ideologias. Somaríamos e estes, a maior parte do STF, dos juízes, as TV’s Globo e Band, com todos os seus canais pagos e subsidiárias. Pronto!

 

Do outro lado, iriam os conservadores de verdade, de todos os âmbitos da sociedade, igual ao grupo anterior. Mais os capitalistas, políticos, juízes e população trabalhadora, empreendedora e empresarial que não se identificam em nada com as ideologias do grupo anterior. Deixariam, se desejassem e escolhessem esse lado, as TV’s Record e SBT e o canal do Governo, a TV BR. Permitir-se-ia que canais menores escolhessem o lado que quisessem respeitando o experimento em sua integralidade.

 

Para melhorar a concretude do experimento, colocaríamos os conservadores e capitalistas apenas na região Nordeste do país e todos os demais nas outras regiões. Claro, teria que ocorrer uma gigantesca movimentação de massas humanas para fazer esta separação, mas nada que já não tenha ocorrido na História até aqui. Acabaríamos de vez com as reclamações dessa turma e deixaríamos que eles tomassem as rédeas de um país sem a nossa presença.

 

Após alguns anos, qual dos lados você acha que estaria mais próspero e feliz?

 

© Carlos Carvalho e Azel Smith

Outono de 2021

#azelsmith #react #reacaoracional #polarizacao #experimentosocial #cienciassociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA