sábado, 12 de junho de 2021

NARRATIVAS ESTRANHAS



Você já fez alguma compra, de qualquer espécie, com seus cartões, sejam de crédito, débito ou de benefício de algum programa, em qualquer local deste país ou do mundo? A pergunta mais comum feita a você – no caso de caixas eletrônicos isso é automático – e: “Deseja a sua via?”

 

Porque essa pergunta ou o porquê de o processo eletrônico emitir o comprovante impresso?[i] Simples e obviamente para que você saiba e comprove, no momento ou posteriormente, os valores pagos e que saíram de suas contas. Se os valores não corresponderem, você tem as provas da fraude, do erro de digitação ou da má fé de com quem você fez negócios e pode imediatamente “correr atrás do prejuízo”, como dito no senso comum.


 

Para as pessoas normais que gostam de controlar seus gastos, principalmente em tempos de crises, este mecanismo de constatação, é o maior seguro que se tem contra possíveis erros em compras e em negócios feitos todos dias. É por esse mecanismo – a via impressa – que analisamos os extratos bancários e de cartões de créditos e verificamos se tudo está corretamente lançado, pois, qualquer erro nisso, significam prejuízos financeiros e perdas, muitas vezes irreparáveis de nossos recursos.

 

Agora, observem a capa de uma das que já foi uma das mais prestigiadas revistas de nosso país: ela tem a estapafúrdia e infantil coragem de chamar o meio mais seguro de constatação de uma ação eletrônica de “retrocesso”. Só existem dois tipos de pessoas que diriam algo tão histriônico assim:  gente com séria avaria mental e com elevada idiotização dos últimos tempos; ou uma turma de metidos a espertos, que vêm no meio sem comprovação, a possibilidade de alterar os resultados, sempre visando o engodo e o controle das pessoas.

 

Nenhum dos dois tipos são dignos de nossa atenção ou de nossa complacência!

 

Carlos Carvalho

Junho de 2021



[i] Hoje temos ainda a moderna possibilidade de não recebermos a via, dependendo da maquininha usada, mas o comprovante vai por SMS diretamente em nosso celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA