terça-feira, 19 de outubro de 2021

A Igreja-Candelabro


 

“Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.” (Hebreus 9:2):


A única luz permitida no Santuário era a das lâmpadas do Candelabro: “Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.” (Êxodo 25:37). E: “Ordene aos filhos de Israel que lhe tragam azeite puro de oliveira, azeite batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.” (Levítico 24:2)

 

O Senhor Jesus foi a luz do mundo enquanto estava aqui: “De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:1) E também: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9:5) Portanto, Ele foi o nosso Candelabro.

 

Ele ordenou que fôssemos candelabros para esse mundo: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

 

O Senhor glorificado anda no meio dos Candelabros: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, ao me voltar, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, um semelhante a um filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com um cinto de ouro.” Apocalipse 1:12,13) e a explicação do próprio Senhor para os candelabros foi: “Quanto ao mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.” (Apocalipse 1:20)

 

Concluímos, pois, que o Candelabro é, dentro da simbologia bíblica da Nova Aliança a representação física (símbolo) mais coerente da Igreja de Jesus. Como símbolo, da mesma forma que o batismo, o pão, o cálice, a água, o óleo, o fogo, a cruz, o túmulo vazio, todos eles são claramente representações dignas das coisas espirituais em Deus, do seu Cristo e do Espírito Santo, por sua vez, o Candelabro representa a realidade espiritual de iluminar o mundo que a Igreja recebeu como mandamento.

 

Carlos Carvalho, Bp.

#CBB #comunidadebatistabiblica #institutovocacionados #casadesabedoria #candelabro #igreja #igrejadeCristo #luz #iluminar #simbologia #simbolo #fé #cristianismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA