“Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.” (Hebreus 9:2):
A única luz permitida no Santuário era a das lâmpadas do
Candelabro: “Também lhe farás sete
lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.” (Êxodo
25:37). E: “Ordene aos filhos de
Israel que lhe tragam azeite puro de oliveira, azeite batido, para o
candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.” (Levítico
24:2)
O Senhor Jesus foi a
luz do mundo enquanto estava aqui: “De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu
sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a
luz da vida.” (João 8:1) E também: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9:5)
Portanto, Ele foi o nosso Candelabro.
Ele ordenou que fôssemos candelabros para esse mundo: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada
no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um
cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim
brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras
que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus
5:14-16)
O Senhor glorificado anda no meio dos Candelabros: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, ao me voltar, vi sete
candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, um semelhante a um filho de
homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com um cinto de ouro.”
Apocalipse 1:12,13) e a explicação do próprio Senhor para os candelabros foi: “Quanto ao mistério das sete estrelas que
você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete
estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete
igrejas.” (Apocalipse 1:20)
Concluímos, pois, que o Candelabro é, dentro da simbologia
bíblica da Nova Aliança a representação física (símbolo) mais coerente da
Igreja de Jesus. Como símbolo, da mesma forma que o batismo, o pão, o cálice, a
água, o óleo, o fogo, a cruz, o túmulo vazio, todos eles são claramente
representações dignas das coisas espirituais em Deus, do seu Cristo e do
Espírito Santo, por sua vez, o Candelabro representa a realidade espiritual de
iluminar o mundo que a Igreja recebeu como mandamento.
Carlos Carvalho, Bp.
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