segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A semana do crente até o domingo (apenas um exercício mental)

 


Imagine por um momento que por causa do advento da internet, um cristão mediano acesse semanalmente, por sua livre escolha e identificação pessoal, ao menos 10 tipos de líderes cristãos atuais, os mais “importantes”, com os maiores números de seguidores, e escute as suas diferentes mensagens de segunda a sábado.

 

Sem citar nomes, pois não criticarei ninguém, tampouco suas doutrinas particulares, essa pessoa escuta todos eles durante a semana na TV e nas redes sociais, e, quando chega ao domingo – porque a maioria deles só vai à sua igreja local no domingo – não é de admirar que estejam todos confusos por causa de tudo aquilo que ouviram.

 

Não conseguem adorar verdadeiramente a Deus, não conseguem orar e certamente pensam que conhecem adequadamente alguma verdade cristã muito mais do que aqueles que lhes ministram a Palavra de Deus por anos a fio em sua comunidade local. Uma mente contaminada e confusa desta maneira não consegue viver a alegria do Evangelho de Cristo e nem servir aos irmãos em amor.

 

Igualmente, jamais se tornarão instrumentos de Deus para tocar outras vidas, pois seu tempo é gasto em críticas não construtivas, contendas de palavras e frustrações espirituais, porque não podem reconhecer o propósito de Deus para suas vidas corretamente. Por vezes, vivem em um autoengano espiritual por décadas.

 

Gente assim, facilmente se equivoca em suas decisões cristãs, não reconhece autoridades espirituais, atira suas setas para todos os lados e torna-se desigrejado rapidamente, quando não se torna um frequentador assíduo de vários cultos em várias comunidades de fé diferentes. Um verdadeiro “mochileiro espiritual”, carregando em sua bagagem mental um pedacinho de tudo, mas que a nada se conecta.

 

Eis o aviso do Espírito Santo a todos que podem ouvi-lo:

 

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2 Timóteo 4.1-5 [grifo nosso])

 

 

Bispo Carlos Carvalho

Teólogo, Cientista Social, Mestre e Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Imagem de Peter H. https://pixabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA