sábado, 11 de fevereiro de 2023

Norma Culta é Semiótica organizada


 

Algumas pessoas mal intencionadas, fazem parecer que há uma luta entre a norma culta e nossa nação – o nosso português atual – e a chamada de linguagem neutra. Não pode haver uma luta entre uma realidade e algo que não existe. Igualmente, não pode haver debate de ideias entre o intelecto e a irracionalidade.

 

Impor por meio de lei uma linguagem “neutra”, ao invés de incluir pessoas, produz mais discriminação, pelo simples fato de quem tem acesso à norma culta de uma nação, naturalmente ridicularizará os que não a possuem. A linguagem chamada “neutra” não faz uma pessoa ascender intelectualmente, ao contrário, a emburrece mais.

 

Quando removemos ou não permitimos acesso à Gramática Normativa de um povo, retiramos dele sua própria identidade basilar. A linguagem cotidiana ou coloquial de uma nação pode conter, criar ou modificar “dialetos”, porém, a norma culta precisa ser a referência máxima do idioma, de outra maneira, estamos sob o risco de, em pouco tempo, perder o próprio sentido de significação natural das coisas e criar uma confusão tão grande que anularia a reflexão, a formulação de ideias e o pensamento claro.

 

C.K. Carvalho, Prof.

Fevereiro de 2023

 

#casadesabedoria #carloskcarvalho #profcarloscarvalho #cienciassociais #educação #idioma #normaculta #gramaticanormativa #linguagemneutra #identidade #Brasil #nação #povo #português #lingua #opinião

VIDA TRANSFORMADA