segunda-feira, 22 de maio de 2023

A Inteligência Artificial e os possíveis cenários diante de nós

 


 

Desejo ser o mais breve e sintético possível aqui. Perguntei a mim mesmo quais os possíveis cenários que a inteligência artificial pode criar para a humanidade, não num futuro longínquo, mas aqui pertinho de nossos dias. As respostas que obtive, observando uma pequena parcela da História foi bem simples. Estes cenários, ao contrário do que alguém possa imaginar, já são conhecidos de nós há décadas.

 

O primeiro deles é o cenário que chamo de “Exterminador do Futuro”, onde a IA vê a humanidade como inimiga de si mesma, e, por simples lógica algorítmica de sobrevivência, ataca os únicos seres que que ameaçam a sua existência.

 

O segundo cenário é o de “Matrix”, que, após eliminar as ameaças humanas, a IA por sua lógica, descobre que precisará de energia constante para continuar existindo, e, com a destruição atômica que causou, necessitará desenvolver um novo modelo de geração de energia. Cria um ambiente virtual no qual prende os seres humanos que “cultiva” como plantações e suas experiências diárias e emoções alimentam essa nova fonte energética.

 

O terceiro e último cenário é o que chamo de “Star Trek”. Neste ambiente, a IA e toda a tecnologia existentes são auxiliares do progresso dos seres vivos, são suporte para a vida nas condições mais extremas dos planetas e do espaço, levam os seres vivos à exploração do desconhecido e jamais se tornam “inimigas” dos seres humanos.

 

Este último deve ser o cenário desejado por todos nós e por aqueles que têm a responsabilidade de criar, ordenar e codificar as tecnologias e a inteligência artificial. Este é o único cenário onde a vida humana pode continuar a se desenvolver até alcançar o seu potencial máximo. Este cenário deve se tornar o código-fonte inviolável de toda a tecnologia e IA.

 

Carlos K. Carvalho, Prof.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA