sábado, 16 de dezembro de 2023

A IGREJA FOI CHAMADA A QUEBRAR PARADIGMAS CONTINUAMENTE.

 



A Igreja de Cristo nunca foi passiva e tampouco se acovardou diante da vida e do sistema ou se sentou satisfeita numa poltrona com o estado das coisas no mundo criado por Deus. Por natureza, a Igreja foi criada e chamada para fazer transformações reais na vida das pessoas e consequentemente no mundo onde vive. Ela não é do mundo, como disse o Senhor, mas vive nele e ele é o alvo de seu trabalho evangelizador e transformador. A Igreja é quem ora, pede e deseja que o Reino de Deus seja estabelecido aqui e que a vontade de Deus seja realizada nesta terra inteira, como ela é plenamente realizada no céu. Mas esta Igreja não foi constituída para sustentar paradigmas humanos, ao contrário, é sua essência quebrá-los.

O que é um paradigma? É um exemplo ou padrão a ser seguido; um modelo. Paradigma é um padrão já estabelecido; uma norma. A palavra paradigma deriva do grego "paradeigmaatos", com o sentido de "modelo, exemplo". Então, o que queremos dizer? Não se vive sem paradigmas, mas há paradigmas que foram estabelecidos por simples costume sem que uma reflexão fosse feita ou porque alguém ou um sistema determinou que fosse assim vivido no dia a dia.

Qual o papel da Igreja, neste ponto? Ela foi criada e vocacionada para quebrar paradigmas humanos ou espiritualmente malignos, com o objetivo de estabelecer na vida dos discípulos e no mundo novos paradigmas que honrem e glorifiquem a Deus. É também seu normal viver paradigmas sociais que ao menos não neguem ou rejeitem claramente a Deus e à sua vontade. A Igreja não impõe seus paradigmas, mas procura convencer os seres humanos a vivê-los pela mensagem que prega e pelo testemunho de praticar diariamente esses mesmos paradigmas divinos.

 

Bona paradigmata ponimus, quaedam mutanda sunt. (Bons paradigmas mantemos, outros devem ser mudados)

 

Prof. Carlos Carvalho

Vocacionados

 

#carlos #carloscarvalho #igreja #paradigmas #transformação #mudança #paravoce #vocação #fy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA