terça-feira, 28 de setembro de 2021

ATIVIDADES PASTORAIS

 


 

“13 Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. 14 Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15 Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. 16 Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.” (1 Timóteo 4:13-16)

 

Uma das coisas que mais amo na fé da Escritura é sua praticidade. A fé só traz resultados eternos e presentes por causa de sua essência prática e sólida. Não há “espiritualismos” extravagantes ou inalcansavelmente etéreos. A fé da Escritura, embora espiritual, não se traduz em mera subjetividade, senão em materialização concreta de seu objeto ou de sua busca: seja a salvação, sejam as bênçãos divinas.

 

Sendo assim, o ministério mais importante da igreja de Cristo, o de pastorear os seres humanos convertidos, não deixaria de ser também prático. Quando o apóstolo faz menção à prática diária e constante a ser executada ao seu filho espiritual Timóteo, igualmente operando na função e unção de apóstolo – pois seu trabalho e ministério era o de representante oficial de Paulo em uma grande região e para realizar o mesmo que o apóstolo fazia (leia as duas cartas e confirme essa informação), o que ele prescreve a Timóteo, entre outras coisas, foram ações pastorais práticas.

 

Não iremos nos estender em cada uma delas, porém, na base, as ordens foram para se dedicar a: 1) Leitura constante da Escritura, pública ou particular; 2) Não deixar de exortar os crentes (chamar do erro para a santidade); 3) Ensinar diariamente a Palavra de Deus; 4) Não deixar de operar nos dons espirituais que recebeu; 5) Agir com diligência após reflexão; 6) Demonstrar seu progresso espiritual por meio de tudo isso; 7) Cuidar de todos os aspectos de sua vida, seja física, emocional, intelectual, espiritual ou doutrinária; 8) Compreender que tudo isso são deveres que demonstram a salvação própria e a dos outros sob os seus cuidados.

 

Compreendeu ministro(a) do Senhor?

 

Carlos Carvalho, Bp.

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Teólogo, Professor e Cientista Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA