terça-feira, 5 de outubro de 2021

EU ACREDITO NAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

 



Uma boa parte de nós que nos dedicamos ao conhecimento, estamos familiarizados com a famosa teoria do psicólogo americano Howard Gardner: as múltiplas inteligências. Ele crê que as habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais. Elas são:

 

1. Inteligências Linguísticas: característica dos poetas;

2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática;

3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de

manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.);

4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart;

5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar

produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.);

6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores,

Políticos, Professores, etc.);

7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de

formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar

efetivamente na vida.

 

Para Gardner o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno. Você sabe qual tem sido o maior dos empecilhos para a aceitação em massa da teoria?

 

Simples, a falta de métodos que possam medir, mensurar ou calcular as inteligências, assim como o teste de QI (Quociente de Inteligência) principalmente o faz. Claro que o teste de QI foi e é importante desde a Segunda Guerra Mundial para fins específicos, porém, insuficiente e inadequado para outras modalidades de inteligência. Por causa disso, os estudiosos têm se debruçado há décadas em busca de novas formas de ampliar todo o escopo da inteligência humana.

 

Ainda há muito o que pesquisar e encontrar, mas será preciso deixar de lado pensamentos como “não se mexe em time que está ganhando” ou “sempre deu certo até aqui” e coisas do tipo, pois, no quesito das diversas formas de inteligência que as pessoas demonstram, não mais podemos ficar presos a um único sistema de aferição, tampouco reféns de uma mentalidade engessada que não aceita mudanças.

 

Carlos Carvalho

Teólogo, Cientista Social e Professor

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #inteligencias #inteligenciasmultiplas #mudancas #educacao #novaeducacao

 Imagem de fundo: https://pixabay.com/pt/users/geralt-9301

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA