sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Posicionamentos Pessoais Imaturos e Doentios: HEDONISMO (meu total prazer pessoal é o único que importa)

 


De maneira bem simples, o Hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") refere-se a um grupo de teorias nas quais têm em comum que o prazer desempenha um papel central nelas. O prazer significa a experiência na qual a pessoa se sente bem e envolve o gozo de algo. O prazer é contrário à dor ou ao sofrimento, que são as formas de alguém se sentir mal. O termo "felicidade" é frequentemente usado nesta tradição de pensamento para se referir ao excesso de prazer sobre a dor.

 

Quando trazemos suas vertentes que chegaram até os nossos dias em forma de senso comum, frases de efeito e estilo de vida, percebemos claramente como uma cultura hedonista foi entrelaçada com a vida cotidiana. A busca do prazer pelo prazer, a felicidade pessoal acima de tudo e de todos, a ostentação doentia de si mesmo e de seus bens e coisas semelhantes a estas, são marcas gritantes de gente que foi contaminada com este vírus.

 

A cura para o hedonismo não é tão simples, pois podemos confundi-la com a autoflagelação da própria alma e das potencialidades da pessoa, porém, aplicada corretamente, o remédio da auto-humilhação, do autocontrole, da autonegação e da inteligência emocional, surte maravilhosos efeitos.

 

Sugiro a leitura de Mateus 23:12; Lucas 18:14 e Gálatas 5:19-24.

 

#carloscarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #avozdossabios #mindsetdecrescimento #mentalidade #metanoia #autotransformação #hedonismo #autocontrole #autonegação #2022

 

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

AUTORIDADE mercadológica

 



A palavra “autoridade” vem do grego “dynamis” e “exousia”. Em qualquer que seja o idioma, antigo ou não, elas significam basicamente: a) a capacidade inerente de alguma pessoa ou coisa para realizar algo, seja físico, espiritual, militar ou político – no caso de “dynamis”. E b) é a capacidade exclusiva que alguém recebeu de exercer o poder de agir em virtude da posição que ocupa ou detém – tratando-se de “exousia”.

 

Esta palavra, em certo sentido, foi sequestrada pelo mercado e pelo fraco entendimento atual de conhecimento e se tornou como uma mística usada quase em qualquer área da vida. Porém, não devemos nos render aos modismos e achismos de nossa época, e não confundir a verdadeira autoridade espiritual de alguém com qualquer outra forma inferior de autoridade adquirida ou porque uma pessoa conquistou dinheiro ou fama. No máximo, estes últimos, podem nos dar bons conselhos de como vencer neste sistema. Já é muito, mas é somente isso.

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #vozdossabios #carloscarvalho #autoridade

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Posicionamentos Pessoais Imaturos e Doentios NARCISIMO (me perdi em mim mesmo)

 


Entre todas as versões da parábola de Narciso, a que mais aprecio é a história de uma ninfa bela e graciosa tão jovem quanto Narciso, chamada Eco e que amava o rapaz em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um deus. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que esta, desesperada, definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso.

 

O narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso, e ambos derivam da palavra grega narke, "entorpecido" de onde também vem a palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido por achar que sua beleza era superior e que não havia ninguém como ele. Temos visto os extremos sutis do narcisismo a cada momento nas redes sociais, porque elas fomentam esse desvio de personalidade sem freios.

 

A cura para o narcisismo é dura, porém, muito simples: pensar coerentemente sobre si mesmo, em seus limites, deficiências e potencialidades, e não confundir com a superação de si mesmo.

 

Sugiro a leitura de Romanos 12:3 e Mateus 23:12.

 

#carloscarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #avozdossabios #mindsetdecrescimento #mentalidade #metanoia #autotransformação #narcisismo #coerencia #2022

 

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Posicionamentos Pessoais Imaturos e Doentios - INDIVIDUALISMO (os outros não me importam)



Por mais estranho que possa parecer, o individualismo é uma teoria político-social que sustenta a preferência do direito individual antes do coletivo e afirma a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado. Essa ideia nasceu no Renascentismo europeu, no século XVI, algumas décadas depois da Reforma Protestante. A priori, é uma boa teoria quando se trata das liberdades individuais e do direito à propriedade, mas ruim, quanto a destruição do tecido social e das hierarquias necessárias dentro de uma sociedade de convívio diário.

 

Dito isto, tratamos aqui do individualismo enquanto parte negativa desta ideia e de como uma pessoa excessivamente individualista pode ser prejudicial a si mesma e ao ambiente no qual vive. Alguém assim, pode não levar jamais em consideração a vontade e o pensamento do outro, pelo simples fato de rejeitar completamente qualquer mínima “interferência” – segundo acredita – da opinião alheia sobre si. Quando isso torna-se um hábito, temos diante de nós uma péssima pessoa para as relações de amizade e de trabalho.

 

A solução para o individualismo é reconhecer que não se é o centro do universo, reconhecer suas falhas pessoais e o exercício de pensar sempre no lugar do outro. Pense numa coisa difícil!

 

Indico a leitura de Filipenses 2:3-5.

 

#carloscarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #avozdossabios #mindsetdecrescimento #mentalidade #metanoia #autotransformação #individualismo #empatia #2022

sábado, 25 de dezembro de 2021

Posicionamentos Pessoais Imaturos e Doentios: EGOLATRIA (me amo extrapoladamente)

 


A egolatria não é conhecida normalmente em nossos dias, pois ela se disfarça muito bem no sistema de mundo e cosmovisão superindividualizada da atualidade pós-moderna. Egolatria é o mesmo que o culto a si mesmo ou a adoração de si mesmo. É um elevado e doentio egoísmo, ou seja, um egoísmo elevado à ultima potência.

 

O interessante é que no mundo das redes sociais, a egolatria encontrou seu maior aliado: a superexposição da pessoa e de suas atividades diárias. É uma ação sutil, porém, profundamente perigosa para a alma desesperada por atenção e com problemas nos relacionamentos. Só há uma forma de quebrar essa força e vencê-la: dar exclusividade ao Único digno de verdadeira adoração.

 

A egolatria só pode ser destruída pela adoração. Leia as palavras de Jesus sobre isso em Lucas 10:27-28.

 

#carloscarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #avozdossabios #mindsetdecrescimento #mentalidade #metanoia #autotransformação #egolatria #adoração #2022

 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Posicionamentos Pessoais Imaturos e Doentios - EGOÍSMO (Eu e mais ninguém)

 


A pessoa que age egoisticamente tem um excessivo amor ao seu próprio bem estar e não imagina atender aos interesses dos outros. É claro que devemos pensar em nós mesmos e nos afastar de relações tóxicas, mas, o egoísmo pode usar essas coisas como desculpas e afetar nossa alma para sempre.

 

Um bom exercício para resetar essa coisa ruim de nossa mente e iniciar bem um novo ano e uma nova trajetória é nos voluntariar em projetos sociais ou procurar resolver algum problema de uma pessoa ou família. Como cristãos. somos instigados a ser “bons samaritanos”, como na parábola contada por Jesus em Lucas 10:25-37. É interessante que você leia esta passagem.

 

A solução para o egoísmo é a doação de si mesmo.

 

#carloscarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #avozdossabios #mindsetdecrescimento #mentalidade #metanoia #autotransformação #egoismo #eu #apenaseu #doarse #bomsamaritano #2022

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

“CUSPIR NO PRATO QUE COMEU”

 


 

Essa é uma expressão popular de alta sabedoria. Claro, é possível raciocinar mais profundamente sobre ela e verificar um elemento que poderia justificar esse ato de “cuspir”: poderíamos dizer que “cuspimos” neste prato específico porque a comida que havia nele estava estragada. Pronto, isso já nos dá base para as “cuspidelas”.

 

Porém, não é disso que a frase fala. Ela quer dizer que é um péssimo negócio para alguém quando, após usufruir dos benefícios e privilégios do local, família ou organização na qual estava, agora se vira contra e proclama suas “falhas e erros”. Os resultados dessa atitude imatura e vergonhosa sempre atentam contra o caráter da pessoa que assim age. Quem age desta maneira, segundo a sabedoria comum, é um tremendo mau caráter.

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #avozdossabios #vozdossabios #carloscarvalho #metanoia #autotransformação #mindsetdecrescimento #mentalidade #maucaratismo #cuspirnoprato #atitudes #sabedoria #sabedoriapopular

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Há sabedoria em compreender a bipolaridade no universo


 

Embora é certo que nem tudo é preto e branco e tampouco cinza, gera grande sabedoria e discernimento em nós percebermos e avaliarmos corretamente as grandes ambiguidades na vida e no mundo.

 

Certo e errado, justo e injusto, santo e profano, amor e ódio, guerra e paz, alegria e tristeza, vitória e derrota, sucesso e fracasso, pobreza e riqueza, controle e liberdade, honestidade e corrupção, incredulidade e fé, medo e coragem, verdade e mentira, assim como vida e morte.

 

Acrescentaria mais alguma dupla à lista?

 

Carlos Carvalho

A Voz dos Sábios / Escola de Gestão da Vida

#avozdossabios #vozdossabios #carloscarvalho @egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #dualidade #bipolaridade #compreensao #universo

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Iguais e Diferentes

 


 

Esta é tanto a dinâmica das relações humanas como sua distinção mais importante: iguais e diferentes.

 

Somos iguais enquanto seres humanos, nascidos de seres humanos, morando no mesmo planeta, vivendo em sociedades e grupos, sonhando com vidas melhores, lutando por nossa sobrevivência, dando continuidade a nossa espécie, experimentando emoções, aventurando no desconhecido, aprendendo, construindo e caminhando rumo ao final da vida.

 

Somos diferentes enquanto indivíduos, como seres pensantes, no foro íntimo, na fé pessoal, na criatividade, na particularidade de cada dom e talento, no olhar sobre a vida, no saber que existe, na singularidade e na solitude de si mesmo, nas impressões digitais, na cor de nossa pele, na compleição física, no tipo de cabelo, no timbre específico de nossa voz e na memória que deixamos no final.

 

Porém, naquilo em que insistentemente querem nos diferenciar, não deveríamos aceitar sequer conversar com quem quer que seja, muito menos considerar seus argumentos como algo a se cogitar. Este é o meu manifesto.

 

Carlos Carvalho

Escola de Gestão da Vida

 

#semhashtags

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

A Falsa Amizade

 


 

Esta é uma das piores coisas que pode ocorrer a alguém: um falso amigo ou falsa amiga. É difícil dizer estas coisas, pois nossa intenção como pastores não é separar as pessoas ou gerar ambientes de desconfiança, porém, os que sofreram com falsas amizades conhecem muito bem os resultados destrutivos que elas provocam.

 

Segredos são expostos, intimidades reveladas, ressentimentos são criados, ódios são alimentados, palavras são usadas como armas, o passado não é deixado em seu devido lugar, feridas continuam abertas e coisas semelhantes a essas. Tudo isso porque alguém quebrou deliberadamente o círculo da confiança.

 

Dá para entender porque as celebridades e artistas de cinema americanos se protegem, obrigando uns aos outros a assinarem a famosa “cláusula de confidencialidade”; e também porque muitas empresas têm essa prática com seus funcionários.

 

“E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair.” (Mateus 26:23)

 

“Jesus, porém, lhe disse: — Judas, com um beijo você trai o Filho do Homem?” (Lucas 22:48)

 

Carlos Carvalho, Bp.

#CBBI #bispoCarlosCarvalho #bpCarlosCarvalho #palavraspastorais #pastoral #amizade #falsaamizade #trairconfiança #circulodaconfianca #quebra

VIDA TRANSFORMADA