quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Posicionamentos Pessoais Imaturos e Doentios NARCISIMO (me perdi em mim mesmo)

 


Entre todas as versões da parábola de Narciso, a que mais aprecio é a história de uma ninfa bela e graciosa tão jovem quanto Narciso, chamada Eco e que amava o rapaz em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um deus. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que esta, desesperada, definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso.

 

O narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso, e ambos derivam da palavra grega narke, "entorpecido" de onde também vem a palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido por achar que sua beleza era superior e que não havia ninguém como ele. Temos visto os extremos sutis do narcisismo a cada momento nas redes sociais, porque elas fomentam esse desvio de personalidade sem freios.

 

A cura para o narcisismo é dura, porém, muito simples: pensar coerentemente sobre si mesmo, em seus limites, deficiências e potencialidades, e não confundir com a superação de si mesmo.

 

Sugiro a leitura de Romanos 12:3 e Mateus 23:12.

 

#carloscarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #avozdossabios #mindsetdecrescimento #mentalidade #metanoia #autotransformação #narcisismo #coerencia #2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA