quinta-feira, 10 de março de 2022

APRENDER COM OS ERROS e o “lugar de fala”

  


Ultimamente ainda vemos algumas discussões sobre o tal “lugar de fala”, onde, em linhas gerais e grosso nodo, significa dizer que se eu não vivi na pele determinada circunstância negativa ou não passei por situações constrangedoras e coisas semelhantes, eu não poderia falar sobre o assunto, pois, neste caso, eu não tenho o lugar de fala.

 

Já há um bom tempo este argumento se mostrou falacioso, pois ninguém necessita passar por situações negativas, constrangedoras ou racistas para falar ou debater sobre certos assuntos, tecer pensamentos e tentar encontrar soluções. A sabedoria antiga já nos adverte sobre a nossa relação com os erros, dizendo que: “Aprender com seus erros é inteligência. Aprender com os erros dos outros é sabedoria”.

 

Ora, se a sabedoria se constrói também desta forma, eu jamais precisarei usar drogas, me tornar um alcoólatra, um mendicante, um morador de rua, um usuário na cracolândia, ou passar por situações de racismo, de rejeição, de indiferença, de guerra para poder falar sobre isso. Meu lugar de fala é garantido pela Sabedoria.

 

CK Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #egv #limaecarvalholtda #ckcarvalho #carloscarvalho #lugardefala #fala #decadadafala #falar #racismo #constrangimento #indiferença #erros #inteligência #sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA