terça-feira, 15 de março de 2022

CONTÁGIO - Os Sábios e as pessoas infelizes

 


 

Atualmente tem-se uma palavra para as relações difíceis: tóxico. Mas nunca a vejo com bons olhos, portanto, quero falar um pouquinho sobre contágio. Sei que para alguém essa palavra pode ser tão ruim quanto a primeira, no entanto, espero ser feliz em meu intento.

 

Os sábios do passado tinham muita ojeriza ou enorme rejeição a pessoas infelizes e negativas. Eram assim porque acreditavam que essas emoções podiam ser transferidas facilmente aos outros. Por isso, sempre aconselhavam que nos afastássemos de pessoas que demonstravam:

 

Infelicidade;

Ingratidão;

Vitimismo;

Insatisfação crônica;

E tristeza por qualquer motivo.

 

Diziam que deveríamos apoiar e ajudar a qualquer um que por acontecimentos que fugiam ao controle humano fossem postos em situações infelizes e trágicas, mas que sequer deveríamos ter dó ou nos aproximar das pessoas do parágrafo anterior. Isto porque, na ótica deles, aquelas pessoas provocaram a si mesmas os males que sofrem e não estão dispostas a mudar os hábitos que nos fizeram pessoas mais felizes e prósperas.

 

Igualmente também sei que para os que amam a empatia e gostam de serem solidários, essas palavras são um tanto difíceis, mas os sábios do passado diriam que a miséria (infelicidade) de alguns pode destruir a sua vida antes que você se dê conta, pois, para eles, a infelicidade e outros sentimentos negativos são contagiosos.

 

C.K. Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#egv #escoladegestaodavida #gestao #casadesabedoria #limaecarvalholtda #sabedoriadodia #avozdossabios #vozdossabios #contágio #contagioso #infelicidade #negativismo #contaminação #osmose #Isatisfação #miséria #vitimismo #pularfora #tristeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA