sexta-feira, 29 de julho de 2022

OS GOVERNANTES



“Quando os justos se multiplicam, o povo se alegra; quando o ímpio domina, então o povo lamenta. [...] O rei justo traz estabilidade ao país, mas o amigo de impostos o leva à ruína.” (Provérbios 29:2-4)

 

O que é mais impressionante é que os verdadeiros sábios do passado já proclamavam a sabedoria para que os governantes tivessem sucesso em seu trabalho. Duas coisas são incríveis neste texto do Rei Sábio: a primeira é que desde a antiguidade se sabe que gente injusta, profana, irreverente, maligna, mentalmente comprometida com ideologias de controle e de poder, jamais deveriam governar, pois o “governo” só tem sentido se for para o benefício do povo em geral, não de partidos, facções ou para pequenos grupos.

 

A segunda é que os sábios do mundo antigo sempre souberam que a quantidade de impostos cobrados das pessoas, dos trabalhadores, dos empresários – pois apenas daí vem a riqueza de um país – afeta diretamente a prosperidade da própria nação. Taxar riquezas à revelia, multiplicar o úmero de impostos sobre tudo e taxar o consumo é a receita do empobrecimento de qualquer país. Não há uma nação no mundo onde essa fórmula tenha produzido benefícios gerais à sua população. Essas são ações de gente ímpia, preguiçosa e ociosa, que vive da espoliação legal da riqueza do próximo, porque não têm coragem de trabalhar. Mas o pior mesmo é que gente dessa estirpe chega ao poder.

 

Carlos Carvalho, Prof., Bp.

#egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #vocacionados #ckcarvalho #sabedoria #sabedoriadodia #choquederealidade #choquedegestao #limaecarvalholtda #mindsetdecrescimento #metanoia #autotransformação #principios #Proverbios #liçãoparaavida #veredas #caminho #inteligente #inteligencia #sabio #discernir #autoconhecimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA