quarta-feira, 9 de novembro de 2022

JOGOS DE PALAVRAS


 

JOGOS DE PALAVRAS

 

Me causa um misto de sentimentos que trafega entre o receio e a surpresa, certas pessoas, incluindo gente que eu conheço, não considerar sério, temerário e absurdo o jogo de palavras que são ditas em nossos dias. Das duas, uma: ou eles são muito ingênuos, e por isso me surpreendo, ou são sagazes e dissimulados, e por isso o meu temor.

 

Por exemplo, expressões como “regulamentar”, que é o mesmo que controlar, é uma dessas palavras que me causa espécie. Regulamentar a mídia, os meios de comunicação de massa e a religião, apenas para mencionar estes três, são falados livremente por alguns pretensos autoritários disfarçados de benfeitores, sem que haja qualquer reprimenda por parte de quem ouve ou dos que veiculam notícias.

 

A mídia, os jornais, a Tv e a religião são “regulamentadas” em Cuba, na Coreia do Norte e na China, e qual o resultado disso? Controle total sobre a liberdade de expressão, sobre o que pode ou não ser dito por alguém, prisões à revelia, destruição de reputação, destruição da propriedade intelectual, confisco geral de recursos financeiros e outras atrocidades mais. Será que é realmente isso que desejam?

 

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem chamam mal; que fazem das trevas luz e da luz fazem trevas; que mudam o amargo em doce e o doce mudam em amargo!” (Isaías, o profeta, em seu livro, capítulo 5:20)

 

C. Carvalho

Professor, Escritor, Teólogo e Cientista Social

#profcarloscarvalho #casadesabedoria #avozdossabios #mundo #brasil #liberdade #opressão #regulamentação #controle #midua #comunicação #religião #igreja #poder # política #sociedade #opinião #palavras #jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA