quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A BANALIZAÇÃO DO CASAMENTO E DO DIVÓRCIO: um importante sinal dos adventos escatológicos.


 

A BANALIZAÇÃO DO CASAMENTO E DO DIVÓRCIO: um importante sinal dos adventos escatológicos.

 

Os fariseus perguntaram: — Então por que Moisés ordenou dar uma carta de divórcio e repudiar a mulher? Jesus respondeu: — Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio. (Mateus 19:7,8)

 

Como é bom lidar com lugares onde as pesquisas são realmente levadas a sério. Nos Estados Unidos, daqueles que se casaram em 1890, cerca de 10% se divorciaram. Para os casados em 1920, a taxa foi de cerca de 18%; para os casados em 1950, 30%. Em 1970, havia 50% de possibilidade de os casais se separarem. E, para os que se casaram a partir de 1990, a probabilidade de se divorciarem se aproximava do desnorteante 67%, segundo os pesquisadores. Se esta estimativa se mantiver, só três em dez dos recém-casados podem ter a expectativa de se manterem casados.

 

Sabemos claramente que o aumento do número de divórcios, é, via e regra, decorrente do declínio das pressões sociais – religiosas e familiares – que antes mantinham unido o mais infeliz dos casais. Findas ou diminuídas em muito, essas pressões em nossos dias, são necessárias forças emocionais mais sólidas para se manter um casamento hoje. No entanto, minha intenção não é tratar das causas interiores que provocam o divórcio, mas, apenas descrever que, independente de quais sejam elas, esse quadro já nos foi predito há cerca de dois mil anos.

 

“Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.” (Mateus 24:38,39)

 

“Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e destruiu todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.” (Lucas 17:26-30)

 

Nota: indico a leitura atenciosa e séria do capítulo 9, do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman. Muito elucidativa e positiva para o conhecimento das causas emocionais dos divórcios, bem como das maneiras de evitá-lo.

 

#CATM #CBBI #bpcarloscarvalho #comunidade #ensino #profcarloscarvalho #lei #casamento #fé #biblia #brasil #mundo #julgamentos #apocalipse #fimdostempos #ultimosdias #entendimento #revelação #PalavradeDeus #Escrituras #divorcio #separação #coração #frustração #brigas #rejeição #desprezo #amor #fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA