sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Um Lugar no grupo, um lugar à mesa



Um Lugar no grupo, um lugar à mesa

 

Fazendo a leitura e a reflexão em Mateus 9:10-13, obtive o entendimento de que passo a descrever. O ser humano nasce com a necessidade de ser aceito em um grupo. Isto é parte fundamental do indivíduo, pois ele precisa ser inserido em sociedade. O homem, como define a Antropologia e as ciências humanas é um ser social. Sendo assim, ele não foi criado para viver isolado ou sozinho. Ainda que algumas pessoas possam viver sem a companhia de alguém, contudo, não podem viver sozinhos sem o convívio com o outro. Todos somos interdependentes, ou seja, precisamos dos outros para viver neste mundo.

 

Jesus foi até as pessoas que eram rejeitadas pelos religiosos fariseus. Jesus foi aos “pecadores” isolados da comunidade e os recebeu em seu convívio. Isso provocou a revolta daqueles que não entendiam o que Jesus veio realizar neste mundo. Ele veio levar o ser humano de volta para Deus. Veio reconduzir o ser humano ao convívio com o Pai, perdido por causa do pecado. Veio para reinserir o homem e a mulher na comunidade de Deus. Através da vida e do sacrifício de Jesus, Deus supriu a nossa necessidade de sermos aceitos.

 

A igreja de Jesus Cristo é essa comunidade alternativa para uma sociedade que segrega, que separa as classes, que empurra os que menos têm aos guetos do mundo.  A igreja de Jesus é um lugar de comunhão, de aceitação, de amor mútuo, de dizer aos excluídos: “Aqui tem um lugar pra você”. Comunhão não é viver sem diferenças, sem discordâncias, comunhão é reconhecer as diferenças, entender que as pessoas discordam, mas em nome de um bem maior, de uma direção a seguir, de uma missão a cumprir, resolvemos andar juntos e não “tirar sangue do outro” por causa de divergências pessoais.

 

Comunhão é uma visão de Deus para seu povo viver suprido da necessidade que temos de sermos aceitos em um grupo ou sociedade. Comunhão é um caminho de vida a seguir. Comunhão é viver em paz com os outros. Comunhão é aceitar aquele a quem, por muitas vezes, vou divergir em minhas opiniões, mas sei que apesare de tudo, ele ou ela são meus irmãos em Jesus. A fé é maior que a divergência. A fé é maior que as diferenças.

 

#CBBI #comunidade #bpcarloscarvalho #profcarloscarvalho #igreja #comunhão #mundo #Brasil #fé #amor #vida #paz #foryou 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA