quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

AS RELAÇÕES HUMANAS SE ALTERAM



“Fazer um sábio no presente exige mais do que exigiu para fazer sete no passado. E atualmente é preciso mais habilidades para se lidar com um só homem do que antigamente com um povo.” (Baltazar Gracián, 1647)

 

Sim, isso é um fato bem observado e determinado: as relações humanas sofrem alterações ao longo da História. Seja por melhoria da educação de um povo ou por mudanças concretas do tecido social por meio de suas regras e leis. Essas mudanças podem favorecer as sociedades ou podem prejudicá-las, porém, as mudanças acontecem.

 

Em nossos dias um novo paradigma dessas relações entrou em cena: as redes sociais. Elas têm o real poder de mudar a forma como as pessoas se comunicam, e não apenas isso, ao mesmo tempo que permitem que a voz individualizada se exponha ao mundo, também conectam um mundo inteiro de pessoas e de sociedades que outrora, levaria um tempo enorme só para saber de sua existência.

 

No bojo de tudo isso, novos problemas e dificuldades surgem, como a globalização (e até onde estão os seus limites), a democratização da comunicação (e até onde se estende os direitos humanos nela) e, coisas mais graves, como a superexposição da imagem pessoal, a falta da privacidade e os transtornos que podem causar aos usuários.

 

Por causa dessas demandas é que as palavras dos sábios antigos e da sabedoria milenar são tão importantes. Elas têm a capacidade de ordenar os nossos pensamentos, de dar rota e direção espiritual e de nos aconselhar a como lidar com tudo isso. Parecem que eles já sabiam de antemão os dramas que a natureza humana e o próprio homem provocariam a si mesmos, sim?

 

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #avozdossabios #vozdossabios #ckcarvalho #carloscarvalho #limaecarvalholtda #sabedoria #sábios #relações #relaçõeshumanas #mudanças #tecidosocial #gerações #históriahumana #sociedade #sociedades #globalização #democratização #comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA TRANSFORMADA