sexta-feira, 25 de março de 2022

Teologia Bíblica - Asseverações I

 



Se uma pessoa me diz que não crê na contemporaneidade dos dons do Espírito ou que os dons e ofícios de Efésios 4 morreram com o último apóstolo, eu já sei a qual escola denominacional ela pertence em linhas gerais. Neste caso, não há nada para se discutir ou argumentar, pois, ela jamais será convencida contra a posição de suas crenças.

 

A única coisa que poderá de fato alterar a sua crença é uma experiência sobrenatural com Deus e seu Espírito. Em algo desta natureza, ou a sua teologia é confirmada ou ela será demolida.

 

Carlos Carvalho, Bp.

Instituto Vocacionados

#teologia #biblica #bpcarloscarvalho #asseveração #dons #EspíritoSanto #ofícios #Efésios4

quinta-feira, 24 de março de 2022

A Lei – síntese de leitura e entendimentos pessoais. Frédéric Bastiat

 


 

Individualidade, liberdade e propriedade, são três dons de Deus que são anteriores e superiores a toda legislação humana.

 

Lei é a organização coletiva do direito individual de legítima defesa.

 

A Lei corrompida para estabelecer a espoliação do outro, não é de fato uma Lei. Nisso dizemos que uma lei pode ser “justa”, por ser uma Lei, mas não é moral, pois fere o direito e a liberdade do outro.

 

Se a lei se confinasse às funções que lhes são próprias, o interesse de todos seria o mesmo...

 

A lei não pode servir a pequenos grupos em detrimento do todo.

 

A corrupção da lei gera conflitos.

 

Como identificar a espoliação legal? É simples: observe se a lei toma de algumas pessoas algo que lhes pertence para dar a outras às quais não pertence. Observe se a lei beneficia um cidadão às custas de outro, fazendo o que ele não poderia fazer sem cometer um crime. Anule essa lei sem demora.

 

A ilusão de nosso tempo é a tentativa de enriquecer a todos às custas dos demais, tornar a espoliação universal sob o pretexto de organizá-la.

 

A espoliação legal: tarifas, proteções, subsídios, incentivos, taxações progressivas, educação pública, direito ao emprego, direito a lucro, direito a programas sociais, direito a ferramentas de trabalho, salário mínimo, crédito fácil, e assim por diante.

 

Comece por extirpar da sua legislação qualquer partícula de socialismo que possa ter deslizado para lá. Não será tarefa fácil.

 

A lei deve ser a justiça organizada. Como imaginar a força sendo usada contra a liberdade dos cidadãos sem ser usada também contra a justiça, agindo, assim, contra sua própria função?

 

Exigir que a lei conceda diretamente bem-estar, educação e moralidade para toda a nação é o engodo sedutor do socialismo.

 

A fraternidade imposta destrói a liberdade.

 

Espoliação, segundo o dicionário é um termo jurídico que denota o ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou a que tem direito por meio de fraude ou violência.

 

O propósito da lei é fazer com que reine a justiça e impedir que a injustiça reine.

 

A espoliação legal é a injustiça legalizada.

 

E muito violento e infrutífero usar a força da lei em questões de moralidade e religião.

 

A lei não pode gerar o que ela não contém: a riqueza, a ciência e a religião. Estes são os três fatores da prosperidade de um povo.

 

Querem ser pastores e querem que sejamos o rebanho. Esse arranjo pressupõe neles uma superioridade natural da qual temos o direito de exigir provas prévias.

 

O legislador não tem poder absoluto sobre nossa pessoa e nossas propriedades. Elas já existiam antes dele e sua função é apenas garantir a segurança delas.

 

A lei não pode reger a minha consciência.

 

A missão da lei não é oprimir pessoas nem espoliar suas propriedades, ainda que para fins filantrópicos, mas protege-las.

 

A lei se tornou o campo de batalha de todos os devaneios e de todas as ganâncias.

 

A solução do problema social está na liberdade.

 

Quanto maior é a liberdade econômica menor é a corrupção.

 

Deus também deu ao homem tudo o que ele precisa para cumprir seu destino. A liberdade é um ato de fé em Deus e em sua obra.

 

 

C.K. Carvalho

#escoladepolitica #ckcarvalho

domingo, 20 de março de 2022

O SURDO - Sabedoria Do Dia



 

“Por acaso, não clama a Sabedoria? E o Entendimento não faz ouvir a sua voz? A Sabedoria se coloca no topo dos lugares elevados, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas. Junto aos portões, à entrada da cidade, à entrada dos portões ela está gritando: "É para vocês, homens, que eu clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Vocês, ingênuos, entendam a prudência; e vocês, tolos, entendam a sabedoria. (Provérbios 8:1-5)

 

Dizem que cego é o que não quer ver, e eu digo que surdo é quem não deseja ouvir. A sabedoria divina está em todos os locais, não por ser ela onipresente, mas porque a podemos enxergar nos detalhes da vida e do mundo que nos cerca e aprender com tudo isso. Quantos bons e maus exemplos, acertos e erros, detalhes macros e micros, quantas palavras tolas ou sábias, quanto progresso e retrocesso, quanta gentileza e dessabor, quanto ódio e amor, de tudo um pouco. Todas essas coisas e experiências deveriam nos fazer mais sábios ao passar do tempo, no entanto, vemos a humanidade insistir nos mesmos erros todos os dias. Sabe o porquê? Nos fazemos de surdos aos gritos da sabedoria. Este capítulo do primeiro livro do Rei Sábio termina assim:

 

“Ouçam o ensino, sejam sábios e não o rejeitem. Feliz é aquele que me ouve, vigiando dia após dia diante das minhas portas, esperando na entrada da minha casa. Pois quem me encontra, encontra a vida e alcança favor do Senhor. Mas quem peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me odeiam amam a morte. (Provérbios 8:33-36)

 

C.K. Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #vocacionados #ckcarvalho #sabedoria #sabedoriadodia #choquederealidade #choquedegestao #limaecarvalholtda #mindsetdecrescimento #metanoia #autotransformação #principios #Proverbios #liçãoparaavida #veredas #caminho #inteligente #inteligencia

 

quarta-feira, 16 de março de 2022

O PREGUIÇOSO - Sabedoria Do Dia

 


“Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado.” (Provérbios 6:10,11)

 

Todos conhecem o resultado de alguém que não trabalha por sua própria decisão, daquele que vive protelando e postergando as ações e dos que se recusam a agir para produzir seu próprio sustento. Pobreza e miséria são o lugar comum dessas pessoas. O mais incrível disso é que parece que o número de gente assim só aumenta em nossos dias. Não me refiro aos que não conseguem emprego por causa das condições econômicas do país ou das empresas, mas a outro grupo de indivíduos.

 

É-nos necessário também fazer uma clara distinção: existem os que não podem trabalhar por não possuírem condições físicas e os que, pela herança familiar ou não, não iniciaram ou conseguiram terminar seus estudos, e, por isso, ficaram como que obsoletos e à margem da sociedade trabalhadora por não terem o mínimo exigido de formação. Mas há um grupo que o Rei Sábio chama de preguiçosos, são aqueles que deliberadamente decidiram não estudar, não se formar, não aprender nada ou adquirir qualquer capacidade e habilidade, desejando somente serem sustentados pelos pais, pelo Governo ou por algum programa oportunista que lhes dê renda.

 

No primeiro caso, as soluções são mais fáceis, mesmo com dificuldades, e podem alterar seu destino com um pouco de perseverança, busca de novas capacidades, novas oportunidades e outras modalidades de trabalho que continuamente nascem a cada tempo que passa. Porém, o segundo grupo, em minha percepção, não vislumbro mudanças, a não ser que um poderoso choque de gestão e de realidade alterem suas mentes.

 

C.K. Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #vocacionados #ckcarvalho #sabedoria #sabedoriadodia #choquederealidade #choquedegestao #preguiça #letargia #postergação #preguiçoso #limaecarvalholtda #mindsetdecrescimento #metanoia #autotransformação #principios #Proverbios #liçãoparaavida #veredas #caminho #inteligente #inteligencia

terça-feira, 15 de março de 2022

CONTÁGIO - Os Sábios e as pessoas infelizes

 


 

Atualmente tem-se uma palavra para as relações difíceis: tóxico. Mas nunca a vejo com bons olhos, portanto, quero falar um pouquinho sobre contágio. Sei que para alguém essa palavra pode ser tão ruim quanto a primeira, no entanto, espero ser feliz em meu intento.

 

Os sábios do passado tinham muita ojeriza ou enorme rejeição a pessoas infelizes e negativas. Eram assim porque acreditavam que essas emoções podiam ser transferidas facilmente aos outros. Por isso, sempre aconselhavam que nos afastássemos de pessoas que demonstravam:

 

Infelicidade;

Ingratidão;

Vitimismo;

Insatisfação crônica;

E tristeza por qualquer motivo.

 

Diziam que deveríamos apoiar e ajudar a qualquer um que por acontecimentos que fugiam ao controle humano fossem postos em situações infelizes e trágicas, mas que sequer deveríamos ter dó ou nos aproximar das pessoas do parágrafo anterior. Isto porque, na ótica deles, aquelas pessoas provocaram a si mesmas os males que sofrem e não estão dispostas a mudar os hábitos que nos fizeram pessoas mais felizes e prósperas.

 

Igualmente também sei que para os que amam a empatia e gostam de serem solidários, essas palavras são um tanto difíceis, mas os sábios do passado diriam que a miséria (infelicidade) de alguns pode destruir a sua vida antes que você se dê conta, pois, para eles, a infelicidade e outros sentimentos negativos são contagiosos.

 

C.K. Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#egv #escoladegestaodavida #gestao #casadesabedoria #limaecarvalholtda #sabedoriadodia #avozdossabios #vozdossabios #contágio #contagioso #infelicidade #negativismo #contaminação #osmose #Isatisfação #miséria #vitimismo #pularfora #tristeza

quinta-feira, 10 de março de 2022

APRENDER COM OS ERROS e o “lugar de fala”

  


Ultimamente ainda vemos algumas discussões sobre o tal “lugar de fala”, onde, em linhas gerais e grosso nodo, significa dizer que se eu não vivi na pele determinada circunstância negativa ou não passei por situações constrangedoras e coisas semelhantes, eu não poderia falar sobre o assunto, pois, neste caso, eu não tenho o lugar de fala.

 

Já há um bom tempo este argumento se mostrou falacioso, pois ninguém necessita passar por situações negativas, constrangedoras ou racistas para falar ou debater sobre certos assuntos, tecer pensamentos e tentar encontrar soluções. A sabedoria antiga já nos adverte sobre a nossa relação com os erros, dizendo que: “Aprender com seus erros é inteligência. Aprender com os erros dos outros é sabedoria”.

 

Ora, se a sabedoria se constrói também desta forma, eu jamais precisarei usar drogas, me tornar um alcoólatra, um mendicante, um morador de rua, um usuário na cracolândia, ou passar por situações de racismo, de rejeição, de indiferença, de guerra para poder falar sobre isso. Meu lugar de fala é garantido pela Sabedoria.

 

CK Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #egv #limaecarvalholtda #ckcarvalho #carloscarvalho #lugardefala #fala #decadadafala #falar #racismo #constrangimento #indiferença #erros #inteligência #sabedoria

domingo, 6 de março de 2022

O Inteligente - SABEDORIA DO DIA

 

 


“Não entre na vereda dos ímpios, nem siga pelo caminho dos maus. Evite esse caminho; não passe por ele; desvie-se dele e passe longe.” (Provérbios 4:14,15)

 

Inteligência e discernimento são marcas fundamentais de pessoas cujas faculdades mentais são ou estão sendo amadurecidas. Quantas histórias de erros, equívocos, tropeços e prejuízos não conhecemos, pelo simples fato de alguém não refletir só um pouquinho antes de andar por certos caminhos? Não podemos nos enganar nem minimizar as consequências: gente tola ou insensata “mete os pés pelas mãos”, sim, e se brincar, quase todos os dias. É cansativo ver, vez após outra, como gente de quem gostamos e com quem nos preocupamos cometer tanta...

 

A sabedoria aconselha sempre a cautela. Se lhe dermos ouvidos, seremos poupados da imensa maioria dos danos. Quando aceitamos os bons conselhos, evitamos tragédias desnecessárias. Quando analisamos os fatos ou os pormenores, tomamos sempre as melhores decisões – não significa que acertaremos todas, mas serão as mais coerentes. O grande segredo (agora revelado) deste texto é que veredas ou caminhos não são coisas ocultas ou obscuras, você os vê ou os verá todas as vezes antes de trilhar por eles, entendeu? Ah, e o texto também nos adverte sobre com quem andamos nestes caminhos, ok?

 

#ckcarvalho #egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #limaecarvalholtda #sabedoria #sabedoriadodia #mindsetdecrescimento #metanoia #autotransformação #principios #Proverbios #liçãoparaavida #veredas #caminho #inteligente #inteligencia #companhias

sábado, 5 de março de 2022

CONQUISTANDO A SI MESMO

 


 

A conquista de si mesmo é uma tarefa interessante. Ela pode ser fácil para uns e extremamente difícil para outros. Desde a antiguidade os homens falam sobre isso e uma pessoa bem-sucedida também é alguém autodisciplinada. Abaixo algumas coisinhas para nos ajudar no processo:

 

1)     Pratique cada ação como se fosse a única coisa que importa no mundo.

 

2)     Nunca revele aos outros tudo a teu respeito.

 

3)     Aprenda a usar o tempo e pense nele como teu amigo, não como inimigo. Não o desperdices indo atrás de coisas que não desejas.

 

4)     Aprenda a aceitar os teus erros. Não sejas perfeccionista a respeito de tudo.

 

5)     Não faças ondas; move-te suavemente, sem complicar as coisas.

 

6)     Disponha-se a soltar de sua vida os padrões que criam condições indesejáveis.

 

“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 

(Paulo de Tarso, em 1 Coríntios 9:27)

 

“Homem poderoso é o que tem poder sobre si mesmo.” 

(Sêneca)

 

“O presente e o futuro dependem de aprendermos novos hábitos e novas maneiras de encarar velhos problemas.” 

(John A. Schindler)

 

CK Carvalho

Escola de Gestão da Vida

Lima & Carvalho Ltda.

#egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #metanoia #gestão #vocacionados #autotransformação #gestãodavida #mindset #mindsetdecrescimento #limaecarvalholtda #conquista #desimesmo #disciplina #autodisciplina #avozdossabios #vozdossabios #sucesso #bemsucedido

Identificando a Falsidade



Há alguns anos, li sobre uma pesquisa que apontava a possibilidade real de se detectar uma pessoa falsa. Apesar de que a dissimulação e a malícia de alguém assim é terrivelmente difícil de se descobrir, alguns pesquisadores usaram um jogo de diplomacia militar e geopolítica, no qual os participantes deveriam tomar decisões e fazer alianças estratégicas para garantir o seu sucesso.

 

Bom, as respostas vieram rapidamente e, os pesquisadores, puderam diagnosticar quem eram e como normalmente agiam as pessoas falsas. Pasmem, mas via de regra, os falsos demonstram uma cordialidade e jovialidade incríveis. Em outras palavras, as características mais marcantes das pessoas falsas, ao menos naquela pesquisa, foram:

 

Pessoas muito educadas e lisonjeiras não são muito confiáveis. As pessoas falsas e que não pensariam duas vezes em cometer uma traição, sorriem excessivamente e fora de hora, além de elogiarem o tempo todo. Caso sério para se pensar, sim?

 

“Jesus, porém, lhe disse: — Judas, com um beijo você trai o Filho do Homem?”

(Lucas 22:48)

 

CK Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#egv #ckcarvalho #escoladegestaodavida #casadesabedoria #vocacionados #pesquisa #mindset #neurociencia #inteligenciaemocional #falsidade #falso #traição #traidor #estratégias #diplomacia #geopolitica

 

sexta-feira, 4 de março de 2022

O Altruísta - SABEDORIA DO DIA

 


 

“Não deixe de fazer o bem aos que dele precisam, estando em sua mão o poder de fazê-lo. Não diga ao seu próximo: ‘Vá e volte mais tarde; amanhã eu terei algo para dar’, se você tem isso em suas mãos agora.” (Provérbios 3:27,28)

 

A solidariedade, a bondade, o altruísmo e a generosidade são virtudes das mais elevadas. Elas são tão especiais que movem os corações de qualquer ser humano, independente de ser religioso ou não. A questão que desejo abordar é: uma grande parte das pessoas do mundo só se torna altruísta quando são estimuladas a o serem. Algumas têm a tendência natural para a generosidade e altruísmo, porém, uma considerável parcela, não. Por isso o texto deseja ser um alerta e um lembrete aos que o leem e o conhecem, para que jamais esqueçam dessas virtudes.

 

Aqui, nesta porção declarada pelo Rei Sábio, não há recompensas aparentes ou evidentes para os altruístas ou generosos. Por estas ações não cabe a espera de retorno, mesmo um “obrigado” da parte de quem é auxiliado. Isso é assim porque a essência dessas virtudes é precisamente livre de ganância, de usura e de desejo de ser recompensado. O altruísmo é puro, a bondade é limpa, a generosidade é irrecompensável e a solidariedade é uma resposta de amor. Não há dinheiro que de fato pague por essas virtudes. Sejam estimuladas, fomentadas, aprendidas ou natas em nossa vida, pratiquemos.

 

#ckcarvalho #egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #limaecarvalholtda #sabedoria #sabedoriadodia #mindsetdecrescimento #metanoia #autotransformação #principios #Proverbios #liçãoparaavida #altruismo #bondade #generosidade #solidariedade

quarta-feira, 2 de março de 2022

O Discernimento - SABEDORIA DO DIA

 


 

“O discernimento o guardará e o entendimento o protegerá.” (Provérbios 2:11)

 

Quem de nós não deseja proteção? Qual pessoa não deseja andar tranquilamente em qualquer lugar, a qualquer hora e não ter medo de sofrer alguma violação de sua integridade emocional e física? Todos os seres humanos, em algum nível, anseiam por isso. Mas esta não é a realidade de nosso mundo atual – e nem o de outrora. A violência, seja de qual maneira ela se apresente, é uma realidade diária em nossas cidades.

 

Mas o texto do Rei Sábio nos diz que é possível viver com proteção, porém, essa condição é uma via de mão dupla, que, sem entendermos ela, sofreremos as consequências como sempre. A questão principal não está nas pessoas – sejam criminosas ou não – tampouco nas cidades – maiores ou menores –. A fonte da segurança pessoal está no discernimento e no entendimento (que basicamente aqui significam a mesma coisa). O que isso significa?

 

Quando possuímos discernimento analisamos e avaliamos previamente as circunstâncias, até mesmo em coisas simples. Verificamos o clima, as boas condições dos veículos, se for o caso, resguardamos dinheiro de reserva para alguma situação de emergência, como pegar um Taxi, Uber ou comprar um medicamento que não esperávamos, avaliamos as amizades com quem saímos ou iremos estar, evitamos locais e pessoas estranhas ou fora de nosso cotidiano, não esquecemos de levar os remédios (se toma algum), carregadores e documentos essenciais, verificamos os horários, se são viáveis para nosso retorno seguro e coisinhas semelhantes a estas.

 

Use isso em qualquer que seja a área da vida, pessoal, familiar, profissional, espiritual, física ou material, nos negócios e nas relações. A nossa proteção e nossa segurança pessoal estarão garantidas nos níveis mais elevados. Não significa que nada de negativo jamais ocorrerá, todavia, eliminaremos muitas chances de isso que ocorra.

 

CK Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #egv #limaecarvalholtda #Proverbios #sabedoriadodia #proteção #liçãoparaavida #segurança #principios #gestão #gestaodavida #discernimento

 

APROVAÇÃO ou DESEJO DE SER RECONHECIDO?

 


 

O desejo de aprovação do nosso semelhante é certamente uma das mais importantes forças aglutinadoras da sociedade. Neste complexo de sentimentos, forças construtivas e destrutivas estão intimamente unidas. O desejo de aprovação e reconhecimento é uma motivação saudável; mas o desejo de ser reconhecido como melhor, mais forte ou mais inteligente que um semelhante ou colega de escola conduz facilmente a um ajustamento psicológico excessivamente egoísta, que pode se tornar prejudicial para o indivíduo e para a comunidade.

 

Por isso, a escola e o professor devem evitar o uso do método fácil de fomentar a ambição individual como forma de induzir os alunos ao trabalho diligente. Em outras palavras, essa ambição em doses saudáveis, é um estímulo mental ideal para a cooperação humana, sem isso essa cooperação seria impossível.

 

Albert Einstein

Sobre a Educação

 #escoladegestaodavida #egv #ckcavalho #casadesabedoria #limaecarvalholtda #gestãopessoal #avozdossabios #vozdossabios #educação #educar #aprovação #reconhecimento #autotransformação #metanoia

VIDA TRANSFORMADA