segunda-feira, 31 de outubro de 2022

E Jesus, ele faria isso?


Vejo algumas pessoas perguntarem a outras - normalmente com um jeitinho superior ou de julgamento - se Jesus usaria armas, falaria palavrão, se falaria de política e coisas afins.

Mas, essas mesmas pessoas, não perguntam a si mesmas se Jesus mandaria prender um opositor, se tiraria a liberdade de alguém, se impediria ela de sair de seu país ou lhe cercearia a liberdade de informação, se Jesus ordenaria a pena de morte aos seus inimigos, se Ele comandaria uma revolução armada, se Ele usaria drogas, técnicas de guerrilha, impedia as pessoas de se expressarem, se ele fecharia templos, impediria cultos, se apoiaria o aborto e tantas outras coisas.

 

Falar ou criticar o outro é muito fácil e rápido, mas fazer autocrítica e reconhecer seus erros e pecados é outra coisa. Deixem as piadas para os humoristas!


“Por isso, você é indesculpável quando julga os outros, não importando quem você é. Pois, naquilo que julga o outro, você está condenando a si mesmo, porque pratica as mesmas coisas que condena.” (Romanos 2:1)

 

#CATM #CBBI #bpcarloscarvalho #profcarloscarvalho #semdesculpas #criticas #mundo #politica #opiniao #autocritica #metanoia #casadesabedoria #Jesus #cristao #fé #julgar #aborto #liberdade

sábado, 29 de outubro de 2022

SIMPLES SOLUÇÕES PARA A DESIGUALDADE SALARIAL


 

 

Li um artigo baseado em uma recente pesquisa que dizia que, no Brasil, os 10% mais ricos seguem ganhando até 50% mais que a média dos 50% mais pobres para um mesmo nível de educação. O texto contundia descrevendo que a diferença é maior ainda entre homens e mulheres. Eles ganham, sempre em média, 100% a mais que elas se ambos têm nível superior completo, 200% no caso do ensino médio completo e praticamente 250% para o caso do ensino fundamental completo. Já a diferença entre brancos e amarelos em relação a pretos, pardos e indígenas também fica perto de 50% para os três níveis de ensino. Esses resultados foram por economistas brasileiros da Universidade de Zurique e da USP com dados entre 1980 e 2021 e inclui outras nuances que não é necessário que eu reproduza aqui.

 

Sabe qual a solução para isso? Criar uma tabela salarial baseada na função exercida ou cargo, e não em outros aspectos. O cargo ou função tal tem tal salário, independente de quem o ocupe, e, a fim de melhorar a produtividade, dar bônus diversos para o desempenho de cada um. Simples, fácil e solucionador das questões de gênero ou raça. Lembram-se da parábola das dez minas?

 

Por isso, Jesus disse: — Certo homem nobre partiu para uma terra distante, a fim de tomar posse de um reino e voltar. Chamou dez dos seus servos, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: "Negociem até que eu volte." [...] Quando ele voltou, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar os servos a quem tinha dado o dinheiro, a fim de saber quanto tinham conseguido ganhar em seus negócios. O primeiro se apresentou e disse: "Senhor, a sua mina rendeu dez." O senhor lhe disse: "Muito bem, servo bom! [...]" O segundo servo veio e disse: "Senhor, a sua mina rendeu cinco." [...]. Então veio outro servo, dizendo: "Senhor, aqui está a sua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Porque tive medo do senhor, que é homem rigoroso. [...] Por que você não pôs o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, eu o receberia com juros. [...]" (Lucas 19:12-23)

 

© Carlos Carvalho

28 de outubro de 2022

 

#profcarloscarvalho #casadesabedoria #egv #bpcarloscarvalho #escoladegestaodavida #gestao #soluções #resolução #inteligencia #reflexão #gerenciamento #praticidade #mundo #negocios #geraçãojosé #salarios #equiparação #equidade #igualdade #desigualdade #pobres #ricos #educação #acesso #

 

Fonte: Desigualdade salarial persiste mesmo com avanço do ensino | Brasil e Política | Valor Investe (globo.com). Acessado em 28/10/2022.

 

terça-feira, 25 de outubro de 2022

ORIENTAÇÃO APOSTÓLICA QUE EVITA MUITAS QUESTÕES NAS IGREJAS DE HOJE

 


 

“Meus irmãos, apliquei estas coisas figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por causa de vocês, para que por nosso exemplo vocês aprendam isto: ‘Não ultrapassem o que está escrito’, para que ninguém se encha de orgulho a favor de um em prejuízo de outro.” (1 Coríntios 4:6)

 

Os contextos, imediato, posterior e anterior são claríssimos na intenção do apóstolo aqui. Ele quer a todo custo, evitar que a igreja se perca ou se envolva mais do que já havia feito, em divisões causadas por preferencias pessoais por mestre A ou B. Ele deseja que a igreja reconheça e respeite seus mestres, pastores e líderes, mas que ela saiba o devido lugar de cada um no ministério, na lavoura ou no aprisco de Deus, onde eles exercem seus papeis no corpo de Cristo – sem ser superior ao outro – cumprindo o que Deus pelo seu Espírito já previamente determinou para todos. Fazendo isso, os irmãos, a igreja, não ficarão “inchados” ou “inflados” uns contra os outros por conta de fatores carnais ou meramente humanos.

 

Explicado o contexto do texto, quero enfatizar um princípio que vai além da localização do versículo e nos mostra algo para além de uma análise superficial. A orientação apostólica faz todas essas reprimendas e exortações com algo fixo em mente: os irmãos ou a igreja jamais devem ir além daquilo que está escrito nas Sagradas Escrituras. Isso é muito importante, pois, mais uma vez, vemos que aquele argumento sobre o silêncio de Deus ou da Escritura em diversas áreas de comportamentos modernos, encontra outro ponto de refreamento. Em outras palavras, este princípio afirma explicitamente que em questões sérias e graves das ações e dos comportamentos cristãos, não podemos ir além do que Deus já deixou registrado nos textos santos.

 

O que o apóstolo está dizendo é que, em se tratando de comportamento humano, caráter cristão, ética divina, santidade do corpo e da vida espiritual prática, nós já temos as claras ordens do Senhor nos livros sagrados, e, não temos qualquer “direito” ou mandamento de ir na direção contrária. Igualmente, sobre aquilo que as Escrituras ou Deus não falaram, nos mesmos termos anteriores, não devemos ir na direção dessas coisas, sob o perigo de desonrar ao Senhor e prejudicar a fé de outros irmãos.

 

Carlos Carvalho, Prof., Bp.

#CATM #CBBI #profcarloscarvalho #bpcarloscarvalho #casadesabedoria #biblia #EscriturasSagradas #ensino #orientações #apostolico #hoje #igreja #refrear #cristão #fé #vida #vidacristã #carater #santidade #Deus #escrito

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Por sermos cristãos, não temos os mesmos direitos civis em países democráticos?



 


É uma confusão e uma gigantesca falta de percepção espiritual ou de uma demoníaca tentativa de calar as vozes dos filhos e filhas de Deus. Cristãos não vivem em um universo paralelo (alguns desejam isso ardentemente), recebem as consequências diárias de quaisquer desgovernos, são criticados por qualquer opinião contrária à do mundo no qual vivem, são perseguidos e mortos em certos lugares, estão nas mesmas filas esperando atendimento no SUS, no INSS, nos Cartórios, dão entrada nas mesmas emergências, usam as mesmas ruas, vias, estradas, shoppings, lojas e pagam igualmente impostos de todos os tipos. Sofrem injúrias, agressões verbais e físicas, chacotas, sua fé é vilipendiada nos meios de comunicação, são chamados de retrógrados, ignorantes, enganados e desprezados – mesmo tendo em suas fileiras os mais sábios.

 

Se defendem a sua fé, são ridicularizados, se falam que são contrários ao progressismo imoral e antiético, são rejeitados, se professam seu amor por seu país e por uma sociedade mais justa e conservadora, são taxados de muitos adjetivos vis. Se pregam a Palavra de Deus, não deveriam fazer isso, se mencionam a Bíblia, usam um livro arcaico e antiquado (para não dizer outras coisas), se manifestam-se a favor da família tradicional e nuclear, são chamados atrasados e alienados, se não apoiam estilos musicais e a arte modernista, são sem cultura e coisas afins. Se se manifestam politicamente, não deveriam fazê-lo, pois, segundo o que esses pensamentos energúmenos, cristãos não deveriam tocar “nesses assuntos”.

 

Onde acham que vivemos? Não possuímos os mesmos direitos civis? Não habitamos no mesmo país? Não somos todos iguais perante a Lei? Somente nós não temos o direito a opinião política? Sinto muito, senhores, terão que ouvir, quer gostem ou não!

 

Carlos Carvalho, Prof., Bp.

Teólogo, Escritor, Jornalista e Cientista Social

sábado, 15 de outubro de 2022

Dia do Professor - 15 de outubro


 

 

Neste 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. A data celebra a importância desse profissional que se dedica a auxiliar na formação de diversas pessoas. O Dia do Professor foi estabelecido em 1963 por João Goulart e homenageia o dia em que Dom Pedro I baixou um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil. Também foi decretado um feriado escolar em todo país. A todos que labutam nesta árdua, porém, recompensadora tarefa, Deus te abençoe e gratidão por sua vida e dedicação!

 

A Escritura dá uma tremenda importância aos mestres e professores, porque os estudantes acabam por reproduzir parte da vida de seus ensinadores. Uma imensa responsabilidade!

 

“O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.” (Lucas 6:40)

 

“Cuide de você mesmo e do seu ensino. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.” (1 Timóteo 4:16)

  

Carlos Carvalho, Prof. Bp.

#CATM #CBBI #comunidade #profcarloscarvalho #bpcarloscarvalho #casadesabedoria #avozdossabios #professor #ensino #educação #sermestre #mestre #diadoprofessor #vocacionados #parabéns

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SISTEMAS DE INTERPRETAÇÃO DO APOCALIPSE


 

O livro do Apocalipse, por se tratar de um livro profético e escatológico na maior parte de seu texto, sempre se constituiu uma dificuldade para a sua compreensão plena. Os estudiosos, via de regra, se utilizam de alguns modelos de interpretação durante os últimos dois mil anos. Eis aqui os mais usados:

 

O Sistema Preterista – Ensinam que tudo no Apocalipse está no passado e acreditam que praticamente todas as profecias do livro já se cumpriram, e basicamente entre a destruição do Templo em Jerusalém, até a queda de Roma.

 

O Sistema Historicista – Interpretam o Apocalipse como um assunto progressivo dos destinos da Igreja, desde o seu início até a sua consumação final. Asseveram que as profecias estão por cumprir e que algumas estão sendo cumpridas diante de nossos olhos.

 

O Sistema Futurista – Existem dois grupos principais: os Futuristas Simples, que aceitam os três primeiros capítulos do Apocalipse como já cumpridos, e todo o resto como resultado da vinda de Cristo pela segunda vez. E os Futuristas Extremos, que consideram que todo o Apocalipse se refere a vinda de Cristo e que os três primeiros capítulos são uma predição acerca dos judeus depois da primeira ressurreição.

 

O Sistema Tribulacionista – Alguns creem que a Igreja não será arrebatada no final do capítulo três ou no quatro, mas que ela permanece na terra nos primeiros três anos e meio da tribulação e não é levada até que soe a última trombeta de Apocalipse 11:15. Outros tribulacionistas creem que a Igreja passará por toda a tribulação. Portanto, todo o sistema de interpretação aqui está baseado nos acontecimentos tribulacionais.

 

O Sistema Idealista – Estes, negam qualquer significado histórico ou prático do Apocalipse e veem o livro como apresentações simbólicas do conflito do Bem contra o Mal, e da vitória final do Bem.

 

O Sistema Moderado – Uma boa parte dos estudiosos e cristãos normalmente combinam o Sistema Histórico e o Futurista, parecendo ser esta a mais coerente das interpretações, mesmo que possua uma ou outra lacuna de entendimento, como na questão da Igreja e a Tribulação.

 

Nota: Não lidamos aqui com as ideias pré e pós tribulacionistas, nem com o amilenismo ou suas variações, por se tratar de recortes específicos dentro dos sistemas e não da visão geral interpretativa do livro como um todo.

 

Carlos Carvalho, Prof., Bp.

#profcarloscarvalho #bpcarloscarvalho #CATM #CBBI #institutovocacionados #vocacionados #casadesabedoria #apocalipse #sistemas #interpretação #profecias #futuro

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ELEIÇÕES 2022



 

 

Eu não tenho que viver tentando explicar minhas escolhas políticas para nenhuma pessoa, nem para os meus melhores amigos. A escolha é minha, é particular e os outros não irão me convencer de nada após ter ponderado os prós e os contra de votar em A ou B. o voto é secreto, mas minha opinião pode ser demonstrada se eu assim o desejar. Se eu “perder” pessoas em minhas redes por causa disso, elas de fato não são minhas amigas e jamais me admiraram realmente. Pessoas cristãs e espiritualmente maduras sabem o que é certo e o errado, têm sua consciência limpa, livre e moldada pelos princípios do Reino de Deus nas Escrituras Sagradas, portanto, são perfeitamente capazes de tomar suas próprias decisões e fazer as escolhas mais sensatas.

 

“Mas a mim pouco importa ser julgado por vocês ou por um tribunal humano; nem eu julgo a mim mesmo. Porque a consciência não me acusa de nada. Mas nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor.”

(Paulo de Tarso, 1 Coríntios 4:3,4)

 

Carlos Kleber Carvalho, Prof., Bp.

#opiniao #CATM #CBBI #casadesabedoria #egv #autotransformação #profcarloscarvalho #bpcarloscarvalho #espiritualidade #amadurecimento #maturidade #liberdade #cristão #cristã #fé #eleições #paz #voto #elições2022

terça-feira, 4 de outubro de 2022

QUANDO NÃO OUVIMOS A VOZ DO BOM SENSO



https://youtu.be/PiF34RzK6ZQ

 “dizendo: — Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. Porém o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia.” (Atos 27:10,11)

 

Neste momento da história, o apóstolo Paulo está sendo escoltado até Roma para apresentar a sua defesa diante do imperador, contra as acusações que lhe foram feitas pelos religiosos opositores da fé em Cristo. Paulo percebe – seja pelo Espírito ou pela simples observação – que a viagem de navio naquele momento seria perigosa e com grandes prejuízos. O centurião não lhe deu ouvidos e preferiu seguir navegação confiando no que dizia os mestres do navio. O resultado só não foi mais desastroso por causa da intervenção divina.

 

Por vezes, pode ocorrer em nossas vidas coisas semelhantes. Teremos diante de nós dois diagnósticos: o dos técnicos e especialistas, que são treinados e preparados para isso mesmo e a percepção espiritual por meio de observações ou dos sentidos mais aguçados. Via de regra, a voz do bom senso é a segunda, e, quando escolhemos outras, poderemos sofrer amargos resultados. Dos dois diagnósticos, um não é ruim e o outro bom, não é isso, porém, devemos exercer e treinar o nosso discernimento quando estivermos frente a esse tipo de encruzilhada, a fim de tomarmos a melhor decisão. O segredo é o discernimento.

 

Carlos Carvalho, Prof., Bp.

#egv #escoladegestaodavida #casadesabedoria #profcarloscarvalho #bpcarloscarvalho #autotransformação #metanoia #autoconhecimento #inteligenciaemocional #mindset #mentalidade #mindsetdecrescimento #avozdossabios #vozdossabios #geraçãojosé #macministerio #mac #vocacionados #discernimento #decisões # voz #bomsenso #coerência #resultados

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Perspectivas escatológicas em tempo de Tabernáculos

 


 

Neste mês de setembro de 2022 começou o ano novo judaico de 5.783. isso significa que para a tradição deste povo, o primeiro homem, Adão, foi criado pelo Eterno há 5.783 anos atrás. Independente do que a ciência da datação nos conta, visto que esta é muito falaciosa e repleta de imaginações, evidências arqueológicas sugerem datas semelhantes para a existência do homem inteligente e socialmente organizado como conhecemos. Isso é um fato praticamente inquestionável.

 

Se considerarmos essa tradição espiritual como tendo um pano de fundo de verdade bem concreta e coerente, e também levando em consideração profecias acerca do milênio prometido, que podem ser encontradas nos profetas (por exemplo Isaías 65 e 66) e também nos textos do Novo Testamento (como em Apocalipse 20), entre outras semelhantes, significa, por esses termos, que faltam 217 anos apenas para a entrada de um novo milênio, o ano 6.000.

 

Sendo a promessa e a espera pelo milênio algo real, portanto, neste exato momento, temos 210 anos para que as profecias da Nova Aliança sobre a Tribulação, o Anticristo e o julgamento das nações ocorram, levando em consideração que esse período seja de 7 anos.

 

Usando essas mesmas métricas proféticas e escatológicas, sendo elas o reflexo de uma possível verdade a ocorrer, fazendo um exercício mental e espiritual, é também coerente dizer que este é o tempo que nos resta (cerca de 210 anos, não necessitando ter precisão neste ponto) para cumprirmos uma profecia paulina que nos foi deixada em 2 Tessalonicenses 2:6-7, que sempre me intrigou. Independente de quem seja quem impeça a manifestação do poder total das forças das trevas e do Anticristo, se é a Igreja ou o Espírito Santo (ou ambos), o fato é que pouco tempo nos resta para fazermos real resistência ao domínio do Mal no mundo, por meio de seus enganos, sistemas e seus súditos. Portanto, despertem povo do Senhor, resistam!

 

Por isso é que se diz: "Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará." (Efésios 5:14)

 

Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. (1 Pedro 5:8,9)

 

Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo. (João 16:33)

 

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 João 5:4)

 

"Shaná tová umetuká", ou seja, um ano bom e doce!

 

Carlos Carvalho, Prof., Bp.

#CATM #CBBI #Comunidade #profcarloscarvalho #bpcarloscarvalho #EscrituraSagrada #estudobiblico #ensino #profecias #profetico #escatologia #futuro #casadesabedoria #6000anos #milenio #anonovo #5783 #tempo

VIDA TRANSFORMADA