domingo, 31 de outubro de 2021

Da Reforma à Restauração

 

 


Halloween não significa nada para nós cristãos. Não nos diz respeito. Não é "festa" ou celebração nossa. Não abraçamos as trevas. Fomos iluminados. Fomos alcançados pela luz. Somos livres dos rudimentos do mundo. Salgamos, não absorvemos sabores estranhos.

 

Onde encontramos Jesus, nosso Senhor nas festas e celebrações pagãs? O que Cristo tem a ver com o maligno? O que a luz tem com as trevas? Ao responder essas perguntas, demonstramos se somos de Deus e de Cristo ou não, se somos espirituais ou carnais, iluminados ou ainda cegos.

 

E aos demais reformados, a Reforma não deve parar até a Restauração. A Reforma não foi completa. A Reforma foi apenas o primeiro e o mais importante passo para o retorno de Roma para a Jerusalém espiritual. Um retorno aos Atos dos Apóstolos, para a vida normal da Igreja de Cristo. Isso ainda não se completou. Conclamo: da Reforma a Restauração!

 

Abençoado Dia da Reforma aos que creem!

De Reformatio ad Restauratio.

 

Bispo Carlos Carvalho

#bpcarloscarvalho #bispocarloscarvalho #reforma #reformaprotestante #restauração #luz #sal https://www.instagram.com/p/CVsMJjiLoVt/?utm_medium=share_sheet&fbclid=IwAR1glAVT50Vhyw34s1qjXDh-mnNya05din136tgxU0gbefjrXSSJL8iMJLY

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Jesus Cristo, a Identidade de Gênero, a Família Nuclear e o Casamento


 Por Carlos Carvalho[i]

 

4  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, 5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Jesus, o Cristo em Mateus 19:4-6)

 

Antes de tratarmos do assunto principal, precisamos fazer o exercício da exegese do texto levando em conta o seu contexto, para que ele não seja de pronto rejeitado pelos especialistas.

Duas coisas são importantes aqui: o contexto e as palavras utilizadas por Jesus. O contexto é claríssimo a qualquer leitor superficial. Os fariseus tentando pegar Jesus em alguma contradição ou ensino herético o interrogam com uma pergunta capciosa sobre o divórcio, e Jesus dá a resposta a eles em três grandes sentenças. Elas estão narradas no texto bíblico acima.

 A segunda coisa importante são as palavras que o Senhor usa para descrever os gêneros – arsen para “macho”, theli para “fêmea”, anthropos para “homem” e gynaiki para “mulher”[1]. Isto é profundamente esclarecedor para os que pensam que Jesus jamais tenha feito declaração sobre gênero e família nuclear nos Evangelhos. Penso que podemos prosseguir para o que mais nos interessa que é a resposta tripla do Senhor. Ela nos apresenta o pensamento de Jesus sobre os temas propostos.

 

Identidade de Gênero 

Jesus fez uma declaração sem rodeios sobre o gênero humano quando se referiu a macho e fêmea ao tratar da origem do relacionamento entre um homem e uma mulher. Antes que ele respondesse aos seus inquiridores, sobre se o divórcio seria legítimo em sua ótica, Jesus fez com que as pessoas pensassem no livro do Gênesis. Lá está escrito que Deus criou dois gêneros apenas (macho e fêmea) e ordenou que estes se relacionassem para cumprir o propósito de dominar e povoar o planeta (Gênesis 1.26-28). Na mente de Jesus não existe um terceiro gênero, a identidade de gênero é definida por sua própria declaração levando em conta as origens no livro do Gênesis e Ele não precisaria falar mais nada sobre o assunto, pois, as referências são precisas e nítidas. Para Jesus Cristo, só existem dois gêneros humanos, homem/macho e mulher/fêmea.

 Mesmo com diversas pesquisas já feitas ou em curso, ainda não se pode determinar que outro gênero exista, por exemplo, a busca pelo famoso “gene gay” não deu em nada e parece que jamais será encontrado segundo especialistas em genética[2]. Toda essa pesquisa acontece porque se tenta afirmar que certos comportamentos sexuais não são aprendidos ou escolhidos, mas herdados pelos genes dos seres humanos que os carregam. Mas aqui vai uma dica bíblica: os comportamentos são herdados, sim. Eles passam de pais para filhos por herança genética, sim, de acordo com as Escrituras. Todos os pecados são transferidos, assim como são aprendidos ou absorvidos culturalmente na humanidade. Assim está dito:

 

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que vossos pais vos legaram, (1 Pedro 1.18)

 

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (aos romanos 5.12)

 

Família Nuclear 

Ainda que em nossos dias muitos tenham ou veem de famílias desestruturadas, parciais, monoparentais e outras, isso não significa que o que vemos é a demonstração de modelos corretos ou válidos para uma sociedade que deseja o bem estar de todos. Podem ser válidos para o direito civil, e isto é aceitável para que os indivíduos não percam seus direitos constitucionais ou suas garantias sociais, mas de longe, não diz nada acerca do padrão divino para o ser humano ou para a família.

 Quando Jesus diz que um homem deverá sair de sua casa paterna e habitar com sua esposa em outro local para constituir uma nova família, Ele já desmonta toda e qualquer alternativa válida para a família nuclear que não seja a heteronormativa. Nos dias atuais fazer esta declaração soa inconsistente, fundamentalista e preconceituosa, mas é exatamente isso que a fala de Jesus descreve: uma família nuclear é uma família heteronormativa, ou seja, entre um homem e uma mulher. Isto também não significa que deva ser proibida a formação de outras famílias, mas que esta é a visão de Jesus (se Ele for realmente importante para alguém), portanto, é a visão cristã e bíblica para a família.

 Aqui não está em questão a imposição de um modelo de família nuclear, mas um convite a olhar o modelo que Jesus descreveu, na perspectiva de nossa fé e considerar os benefícios para a sociedade que ele traz. Não se deve deixar de dizer que existem famílias heteronormativas que internamente são desestruturadas e que não cumprem o seu papel social e espiritual, mas não se pode julgar casos isolados sem levar em conta o universo total das famílias deste modelo em todo o mundo e por toda a História da humanidade.

 

Casamento 

Os fariseus vieram com a historinha da carta do divórcio como sendo algo bíblico, coisa da Lei e plausível para uma sociedade pautada na ética de Deus. Jesus já lhes responde dizendo que Deus não criou o divórcio, que Moisés permitiu (portanto não é um mandamento) por causa da dureza dos corações dos homens e que separação deve ocorrer apenas por um motivo: prostituição ou adultério de um dos companheiros. Na ótica de Deus, e, portanto, de Jesus Cristo, a aliança do casamento só pode ser quebrada quando um dos cônjuges deliberadamente atenta contra ela. É óbvio que esta declaração se tornou um grande problema, tanto para a época, como principalmente para hoje.

 Na mente de Jesus, uma pessoa não pode contrair matrimônio, entrar em um casamento, com a possibilidade da separação em sua mente. Isso é inaceitável para Ele. O casamento deve ser considerado uma instituição sagrada, um ambiente onde haja continuidade, um lugar onde duas pessoas se conectam de tal forma com o passar do tempo, que o natural é desejarem estar juntas até a morte e não outra coisa em mente. Porque vemos tanta separação, divórcio entre as pessoas, nos filmes, nas novelas, entre os atores e atrizes, entre as “celebridades”, entre os músicos(as) e cantores(as) e hoje até entre os pastores? Porque tratam o casamento apenas como um acessório, não como algo sagrado ou divino (Lucas 17:26,27).

 Alguns poderão argumentar que não podem permanecer num casamento violento, abusivo, machista, vicioso ou qualquer outro adjetivo que se use e que devem buscar a sua própria felicidade. Respondo a isso assim: Primeiro - ao invés das pessoas desejarem a qualquer custo “ter” alguém na vida, elas deveriam esperar e escolher corretamente aquele ou aquela com quem querem viver a vida a dois. Em outras palavras, não se deve casar por simples paixão (desejo sexual), por não se ter alternativa para a felicidade pessoal, para se livrar dos pais ou sair de casa, para conquistar segurança financeira ou para não se prostituir. Deve se casar por uma escolha consciente de amor genuíno por alguém e pela certeza que esse alguém lhe devota o mesmo sentimento, reconhecendo que num casamento, não somente está envolvido sentimentos e desejos, mas muitos outros detalhes ao longo da jornada.

E segundo – de fato ninguém é obrigado, nem por Deus, a permanecer numa relação conjugal abusiva ou violenta, porém, aos cristãos (e somente no caso dos que creem nas Escrituras), uma outra relação conjugal não lhes é permitida quando a separação de corpos se der por motivos pessoais e não de adultério, e, no caso de estarem casados com descrentes, a decisão da separação nunca deve ser da pessoa que crê (1 Coríntios 7:10-16). Estando dispostos a obedecerem a Deus e seus mandamento, tudo certo.

 Pode parecer idealismo ou ilusão o que você acabou de ler, mas pergunte a qualquer casal que não se uniu pelos motivos corretos o quanto de problemas desnecessários eles têm de enfrentar todos os dias, e o pior, transferem isso, mesmo sem querer, aos filhos. Já outros, não sabem esperar e dentro de meses ou em poucos anos, já se separam e logo iniciam uma nova jornada em busca da “felicidade”; pouco tempo depois dão de cara com os mesmos problemas conjugais que tiveram antes, e o ciclo tende a continuar

 E o porquê disso? Porque apenas seguem um ciclo cansativo pela busca do ideal divino sem se darem conta de que não compreenderam os princípios fundamentais de Deus para a própria vida e para o casamento.

 Quando andamos em um nevoeiro denso em uma manhã fria, inicialmente acessamos a estrada e sabemos que há um destino final, mas à medida que mergulhamos na névoa percebemos que nem sequer o chão é visível e não podemos saber se estamos indo na direção correta e precisamos parar urgentemente até que a névoa se dissipe. Assim é essa busca humana pelo ideal divino para a nossa felicidade e para a família, sem dar ouvidos ao que Deus disse através de Jesus ou de sua Palavra escrita: andamos às cegas, e, nestas condições, qualquer alternativa parece ser boa e maravilhosa, aceitável e confortadora, mas isto não é a verdade, é a falta de se ver claramente por causa da névoa. A fé cristã, o genuíno cristianismo, ou as palavras de Jesus podem nos fazer enxergar direito e nos dar uma perspectiva adequada da vida e do mundo mesmo se as densas nuvens ainda não se dissiparam.

 

Bibliografia:

Bíblia Sagrada. Versão Digital 5.5. João Ferreira de Almeida, Corrigida e Fiel. Programado por Marcelo Ribeiro de Oliveira. 2005.

Novo testamento interlinear analítico Grego-Português – texto majoritário com aparato crítico / por Paulo Sérgio Gomes e Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

Imagem: Cena do casamento entre Clark Kent e Louis Lane na série de TV Smallville da Warner Bross, 10ª temporada, último DVD. Imagem manipulada pelo programa PhotoScape.

 Notas:

[1] Dependendo do estudioso e com sua escola, ele preferirá usar as terminações do grego em u (upsilon ou ypsilon) com o som de “u’ ou “i”.

[2] Genes teriam ligação com opção sexual, segundo estudo. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/genes-teriam-ligacao-com-opcao-sexual-segundo-estudo-11604038.

 

[i] Carlos de Carvalho. Teólogo formado pelo Seminário Teológico Batista Independente de São Paulo e pela Universidade Metodista de São Paulo. Cientista Social pela mesma Universidade. Pós graduação MBA em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá, Especialização em Gestão de Inovação pela USP/Veduca. Líder Sênior e fundador da Comunidade Batista Bíblica Internacional.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

NÃO QUERO FALAR DE DEMOCRACIA

 


E porque isso? Porque a palavra democracia é a palavra mais esgarçada de nossos dias. Por isso devemos falar dela o mínimo possível até que ela seja curada. O nosso ponto principal é falar de LIBERDADE. Sim, liberdade é a coisa mais importante em uma sociedade hoje. Sem ela, nenhum direito, sistema, órgão ou governo pode de fato ser chamado de “democrático”. Não há criatividade, economia, prosperidade, desenvolvimento humano ou crescimento do conhecimento sem a liberdade. Permitam-me pinçar algumas palavras dos documentos históricos mais famosos de nossa história:

 

“Santifiquem o quinquagésimo ano e proclamem liberdade na terra a todos os seus moradores. Esse será um ano de jubileu para vocês, e cada um de vocês voltará à sua propriedade, cada um de vocês voltará à sua família.” (Torah hebraica, século XIV a.C. Levítico 25:10)

 

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, 1776)

 

“Art.1.º - Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter como fundamento a utilidade comum.” (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789)

 

“Está acabado o tempo de enganar os homens. Os governos que ainda querem fundar o seu poder sobre a pretendida ignorância dos povos, ou sobre antigos erros e abusos, têm de ver o colosso da sua grandeza tombar da frágil base sobre que se erguera outrora. Foi, por assim o não pensarem que as Cortes de Lisboa forçaram as Províncias do Sul do Brasil a sacudir o jugo, que lhes preparavam; foi por assim pensar que eu agora já vejo reunido todo o Brasil em torno de mim; requerendo-me a defesa de seus direitos, e a manutenção da sua Liberdade e Independência. Cumpre portanto, ó Brasileiros, que eu vos diga a verdade: ouvi-me pois.” (Manifesto de Sua Alteza Real O Príncipe Regente Constitucional e Defensor Perpétuo do Reino do Brasil Aos Povos deste Reino. 1822)

 

“Artigo 1. Todas os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 2. 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania. Artigo

 

“Art. 5o Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, [...] IV– é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; [...] IX– é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988)

 

 

De liberdade é melhor falarmos, muito mais do que de democracia. Democracia é um sistema de governo e de convivência social que pode ou não ser alterado ou destruído, dependendo de quem governa ou exerce poder sobre um povo, mas liberdade é algo imensamente maior. Há alguns infelizes que desejam nos fazer acreditar que liberdade é uma questão subjetiva e de difícil entendimento. Nada mais esdrúxulo.

 

Liberdade é um direito de nascimento, um direito divino por doação de existência, uma força de consciência indestrutível. Liberdade não é um direito assegurado por um Estado ou por qualquer lei, eles apenas asseveram o que já é um fato. Liberdade é um direito humano que nenhum sistema de governo ou de direito jurídico podem destruir, a não ser pela força, porém, quando isso ocorre, têm de enfrentar as mais poderosas insurreições. Ninguém privado de liberdade aceita isso por muito tempo. As consciências humanas sempre se libertam.

 

Carlos Carvalho

Teólogo, Cientista Social e Mestre.

#casadesabedoria #institutovocacionados #carloscarvalho #egv #democracia #liberdade #consciencia #declarações

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Leis & Costumes


  

A lei não serve bem à moral e à ética. Não se deve usar a lei para normatizar usos e costumes, tampouco para impor um código de ética e moral a fim de que as pessoas o sigam. A lei não alcança o foro íntimo, nem o pensamento ou as emoções humanas. A lei jamais dirá o que alguém pode ou deve sentir e pensar. Também não se presta a dizer o que alguém deve falar.

 

Costumes, culturas, crenças, ritos, comportamentos e conceitos podem ou não mudar ao longo do tempo, porém, a lei não deve ser posta à esses objetivos, sob o risco de tornar-se obsoleta ou tirânica. As liberdades humanas devem ser preservadas a todo custo e a lei deve somente corroborá-las.

 

É fato insofismável que, ao se tentar legislar os sentimentos humanos, suas crenças, suas liberdades, seus conceitos pessoais, suas decisões ou seu afeto e respeito, fatalmente não se consegue o intento, e, igualmente, cria-se o inverso do desejado, não impedindo que as mesmas situações ocorram, e a insegurança se perpetua.

 

A única arma que de fato altera o coração ou a mente humana é a oratória de uma pregação. As leis não devem atentar contra ela.

 

“Então Agripa se dirigiu a Paulo e disse: — Por pouco você me convence a me tornar cristão. Paulo respondeu: — Peço a Deus que faça com que, por pouco ou por muito, não apenas o senhor, ó rei, mas todos os que hoje me ouvem venham a ser alguém como eu, mas sem estas correntes.” (Atos 26:28,29)

 

Carlos Carvalho, Bp.

Teólogo, Cientista Social e Mestre.

Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O Ministério de Jesus deve ser o ministério da Igreja

 

 

“Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mateus 4:23)

 

“E maravilhavam-se com a sua doutrina, porque os ensinava como alguém que tem autoridade e não como os escribas. [...] Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: — Que é isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Marcos 1:22-27)

 

Quando lemos os Evangelhos facilmente percebemos como era o ministério do Senhor Jesus no dia a dia quando esteve entre nós pessoalmente. Estas ações são indicativos do que como Igreja, corpo dEle, devemos continuar fazendo em nossos dias, mesmo que para alguns isso pareça desnecessário hoje.

 

Respondemos a estes que questionam esse tipo de ministério, dizendo que eles não vivem no mundo real, cheio de trevas, de invocações malignas, de seitas e religiões, do aumento da experiência espiritual pagã, do crescimento das religiões satânicas e de mistério em quase todas as formas visíveis, sejam na TV, no cinema, na internet, nas cidades, nas celebrações e festas públicas em todo o mundo, incluindo em cada cidade brasileira, nos memoriais levantados nas homenagens em forma de esculturas e outros marcos, nas universidades, agindo nas crianças, nos jovens e nos adultos. Só um cego espiritual não vê nada disso.

 

Por causa de todas essas coisas e muito mais, é necessário o mesmo tipo de ministério que Jesus e a igreja primitiva (seguindo as ordens dEle) demonstraram, e por causa disso mesmo provocaram mudanças extraordinárias, não somente em sua nação, mas também no mundo, ao longo dos séculos e até os nossos dias. Quais eram os elementos desse ministério?

 

1)      A pregação do arrependimento e do perdão dos pecados. Esse era o Evangelho, uma mensagem de salvação que se concretiza pela fé, com arrependimento e com perdão para os que creem.

 

2)      O ensino da verdade. A verdade que está contida em todas as Escrituras (toda ela), os princípios espirituais de vida, dos atributos do Deus Pai Criador, da pessoa do Cristo, do Filho enviado, e dos resultados da fé prática e espiritual.

 

3)      A execução de autoridade e domínio. Todos se maravilhavam com a autoridade demonstrada pela forma de ensinar as verdades e do exorcismo das forças das trevas que oprimiam as pessoas.

 

4)      A manifestação do sobrenatural. Tanto o Senhor como os que creem – sendo extensão dEle mesmo como seu corpo – manifestaram o poder sobrenatural, seja em forma de curas, milagres físicos ou intervenções na ordem natural das coisas.

 

Sei que isso é assustador para muitos e como essa palavra pode suscitar receio de abusos como se tem visto sempre, mas não podemos excluir o normal e o natural no ambiente da fé e do reino de Deus por causa das exceções daqueles que praticam a maldade e os abusos. No seu tempo, o próprio Senhor os julgará (Mateus 7:21-23).

 

Vivamos pela fé!

 

Carlos Carvalho, Bp.

Teólogo, Cientista Social e Mestre.

#bispoCarlosCarvalho #bpcarloscarvalho #institutovocacionados #casadesabedoria #Evangelhos #sobrenatural #igreja #igrejadeCristo #corpodeCristo #ministério #SenhorJesus #ReinodeDeus

A Sabedoria é inesgotável


  

“...Forte é quem vence outros. Poderoso é quem se domina a si mesmo. Ativo é quem muito trabalha. Rico é quem vive contente...” (Lao-Tsé, filósofo chinês. Século VI a.C.)

 

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a insensatez dos tolos é enganadora.” (Salomão, o rei sábio. Século IX a.C. Provérbios 14:8)

 

A sabedoria da antiguidade, graças a Deus, foi preservada em escritos disponíveis a todos nós. Uma das funções da EGV é tomar a sabedoria antiga, compreendê-la, contextualizá-la na ótica de nosso tempo e fazer a correta aplicação ao nosso dia a dia. Um grande desafio que aceitei com imenso prazer.

 

Carlos Carvalho

Escola de Gestão da Vida

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #carloscarvalho #autotransformação #metanoia #metamorfose #GeraçãoJosé #geracaojose #avozdossabios #vozdossabios #sabedoria #inteligenciaespiritual #sabios #inesgotavel

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

PLANOS X PRESSA

 



 “Os planos de quem é esforçado conduzem à fartura, mas a pressa excessiva leva à pobreza.” (Salomão, o rei sábio, século IX a.C. Provérbios 21:5)

 

“Agir refletidamente nos dá uma grande vantagem.” (Baltazar Gracián, 1647)

 

Muitas vezes é tão comum e tão cansativo falarmos as mesmas coisas, porém, nossa realidade diária atenta contra a verdadeira sabedoria. Desde a antiguidade os homens sabem o valor dos planos, do esforço e os prejuízos da pressa e da compulsividade. Mas para mim, o pior de tudo é o quanto nós, como seres humanos modernos, continuamos a errar no mesmo ponto – claro, falo da maioria de nós.

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #egv #institutovocacionados #limaecarvalhotreinamentos #avozdossabios #vozdossabios #metanoia #autotransformação #mindset #planos #pressa #geracaojose #GeraçãoJosé

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Sucesso e Inteligência

 


 

"O sucesso significa desenvolver-se; significa ficar mais inteligente. O sucesso tem a ver com a obtenção de conhecimento." (Carol S. Dweck)

 

A máxima de Jesus, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, é fato inquestionável na libertação da mente e da mentalidade aprisionada nos guetos obscuros da vida. O sucesso de qualquer pessoa, em qualquer área que seja, é fruto de uma inteligência em ação, não importa qual o tipo dela. Isso também é uma realidade indiscutível.

 

A meu ver, muitas das realidades discutidas por nós, sejam sociais ou comportamentais, herdadas ou aprendidas, são resultados da insistência em manter as pessoas em seus guetos mentais, no vitimismo histórico ou no falso discurso cultural mantenedor das diferenças e das impossibilidades de ascensão.

 

A mente das pessoas precisa ser liberta, e o início disso passa pela obtenção do conhecimento. Não do mero conhecimento, não do conhecimento opressor ideológico, não do conhecimento que prende a mente num beco apertado e sem saídas para a grandeza da pessoa humana, mas um conhecimento acima de tudo espiritual e racional, lógico e emocionalmente sadio, livre e santificado.

 

Temos um longo caminho...

 

“O princípio da sabedoria é: adquira a sabedoria; sim, com tudo o que você possui, adquira o entendimento.” (Salomão, o Rei Sábio em Provérbios 4:7)

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionasoa #carloscarvalho #limaecarvalholtda #avozdossabios #vozdossabios #geracaojose #GeraçãoJosé #mentalidade #mindset #mindsetdecrescimento #autotransformação #sucesso #inteligencia

terça-feira, 19 de outubro de 2021

A Igreja-Candelabro


 

“Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.” (Hebreus 9:2):


A única luz permitida no Santuário era a das lâmpadas do Candelabro: “Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.” (Êxodo 25:37). E: “Ordene aos filhos de Israel que lhe tragam azeite puro de oliveira, azeite batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.” (Levítico 24:2)

 

O Senhor Jesus foi a luz do mundo enquanto estava aqui: “De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:1) E também: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9:5) Portanto, Ele foi o nosso Candelabro.

 

Ele ordenou que fôssemos candelabros para esse mundo: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

 

O Senhor glorificado anda no meio dos Candelabros: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, ao me voltar, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, um semelhante a um filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com um cinto de ouro.” Apocalipse 1:12,13) e a explicação do próprio Senhor para os candelabros foi: “Quanto ao mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.” (Apocalipse 1:20)

 

Concluímos, pois, que o Candelabro é, dentro da simbologia bíblica da Nova Aliança a representação física (símbolo) mais coerente da Igreja de Jesus. Como símbolo, da mesma forma que o batismo, o pão, o cálice, a água, o óleo, o fogo, a cruz, o túmulo vazio, todos eles são claramente representações dignas das coisas espirituais em Deus, do seu Cristo e do Espírito Santo, por sua vez, o Candelabro representa a realidade espiritual de iluminar o mundo que a Igreja recebeu como mandamento.

 

Carlos Carvalho, Bp.

#CBB #comunidadebatistabiblica #institutovocacionados #casadesabedoria #candelabro #igreja #igrejadeCristo #luz #iluminar #simbologia #simbolo #fé #cristianismo

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A CHAVE DA VITÓRIA



                                     “...É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.”

Lucas 21:19

 

A perseverança nos mantém no alvo mesmo quando as circunstâncias apontam a impossibilidade de avançar. Ela nos faz continuar vendo aquilo que por vezes não distinguimos com clareza. A perseverança nos dá foco, direção e destino final. As verdadeiras vitórias em nossas vidas não são frutos de milagres, são resultado de perseverança.

 

Milagres são ações de Deus quando todas as nossas possibilidades se esgotam, mas vitórias são consequências de permanecermos firmes na fé diante de tudo o que nos é contrário. Milagres exaltam o poder e a grandeza de Deus, a perseverança nos traz satisfação pessoal na vitória. A perseverança nos faz possuir senso de realização e de dever cumprido.

 

Carlos Carvalho

#casadesabedoria #institutovocacionados #bispoCarlosCarvalho #milagres #vitorias

Imagem Arek Socha. https://pixabay.com

domingo, 17 de outubro de 2021

A PRUDÊNCIA A mãe de muitas alegrias


 

“ Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha.” (Jesus Cristo em Mateus 7:24,25)

 

A prudência é uma palavra interessante. Ela não é uma virtude, mas uma capacidade. Se a imprudência não é uma falta de virtude, tampouco uma falha moral, porém, uma inabilidade em lidar com as circunstâncias, igualmente, a prudência é uma habilidade, uma condição que pode ser adquirida ou desenvolvida por qualquer pessoa, desde que se submeta aos seus princípios, agindo ao oposto das descrições anteriores da imprudência.

 

Prudência é ter entendimento, é saber usar a inteligência que dispõe, é perceber as nuances das coisas, é discernir os ambientes ou intenções, é saber gerenciar recursos ou negócios, por fim, em outras palavras, a prudência é a sabedoria prática. Ela serve ao dia a dia, não é uma reflexão subjetiva ou uma meditação contemplativa, mas uma ação mediante um conhecimento prévio que resulta em benefícios permanentes.

 

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #limaecarvalholtda #institutovocacionados #avozdossabios #vozdossabios #geracaojose #GeraçãoJosé #autotransformação #metanoia #carloscarvalho #Carvalho #mindsetdecrescimento #mentalidade #imprudencia #acidentesevitaveis #prudencia #prudência

 

Imagem base de Gerd Altmann: pixabay.com/pt/users/geralt-9301

sábado, 16 de outubro de 2021

A IMPRUDÊNCIA A mãe de muitas desgraças

 


 

“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Jesus Cristo em Mateus 7:26,27)

 

Podemos definir a imprudência como a ausência de cautela, uma sção irresponsável, falta de observação àquilo que poderia evitar um mal, falta de ponderação e cuidado, imprevidência, ato ou dito irrefletido com possíveis consequências desagradáveis ou perigosas, leviandade, precipitação, descuido ou negligência.

 

Muita coisa, não? Mas são todas elas mesmo. Por isso acreditamos que a imprudência é a mãe de muitas desgraças, senão de todas as evitáveis. Desde um acidente doméstico, de moto ou de carro até as decisões impensadas que criam enormes prejuízos e grandes tragédias, a imprudência tem deixado um rastro de destruição em toda a história humana.

 

Como resolvemos a questão? Fazendo o oposto, sendo prudentes. Veremos no próximo post...

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #limaecarvalholtda #institutovocacionados #avozdossabios #vozdossabios #geracaojose #GeraçãoJosé #autotransformação #metanoia #carloscarvalho #Carvalho #mindsetdecrescimento #mentalidade #imprudencia #acidentesevitaveis

Imagem base de Gerd Altmann: pixabay.com/pt/users/geralt-9301

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Uma Visão governa toda a nossa vida

 


 

Permita-me dar a minha definição de visão: uma visão é uma imagem clara do futuro no qual se deseja estar.

 

Quando conseguimos obter essa imagem, toda a nossa trajetória é governada por ela. Isso também significa que, enquanto não vemos a realização dessa visão, tudo ao nosso redor é transitório, é passageiro até aquele momento final. Uma verdadeira visão é um guia seguro, é um mapa claríssimo e é uma fonte de impulsionamento contínuo, principalmente nos tempos de dificuldades ou nos quais mais precisamos de persistência.

 

Há uma frase do apóstolo Paulo que amo muito: “Assim, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial...” (Atos 26:19). Ela diz tudo!

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #carloscarvalho #institutovocacionados #avozdossabios #vozdossabios #foco #meta #visão #visao #GeraçãoJosé #geracaojose #limaecarvalhotreinamentosltda #limaecarvalholdta #direção

DECADÊNCIA MORAL - by Albert Einstein


 

Todas as religiões, artes e ciências são ramos da mesma árvore. Todas elas aspiram a enobrecer a vida do homem, elevando-a acima da esfera da mera existência física e conduzindo o indivíduo rumo á liberdade. Não foi por mero acaso que nossas mais antigas universidades de desenvolveram a partir de escolas eclesiásticas.

 

Tanto as igrejas como as universidades – na medida em que cumpram sua verdadeira função – servem ao enobrecimento do indivíduo. Buscam cumprir essa elevada tarefa pela difusão do entendimento moral e cultural, renunciando ao uso da força bruta.

 

Antes, as injunções da Bíblia quanto à conduta humana eram aceitas tanto pelo crente quanto pelo incrédulo como exigências evidentes por si mesmas em prol dos indivíduos e das sociedades. Não se levaria a sério ninguém que deixasse de reconhecer a busca da verdade e do conhecimento objetivos como a meta mais elevada e eterna do homem.

 

Hoje, no entanto, temos que reconhecer com horror que esses pilares da existência humana civilizada perderam sua firmeza [...] O resto do mundo, por sua vez, foi-se habituando aos poucos a esses sintomas de decadência moral. [...]

 

Albert Einstein (escrito em 1937)

Extraído de Escritos da Maturidade (Editora Nova Fronteira, 1994).

 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

INICIANDO MUDANÇAS BENÉFICAS EM MNHA VIDA

 



Todos sabemos que as coisas mudam, gostemos ou não dessas mudanças. Igualmente, muitos desejam mudanças, mesmo que não saibam como provocá-las. Negativamente, uma parte das pessoas não anseiam por mudanças, pois isso as levaria para longe da sua famosa “zona de conforto”. Falamos aos que querem as mudanças em suas vidas. Como iniciá-las?

 

1)     Passemos a aceitar e reconhecer 100% da responsabilidade pelas nossas circunstâncias. Paremos de buscar culpados pelo nosso estado atual e saibamos aceitar os resultados de nossas escolhas.

 

2)     Aprendamos a fracassar. Por vezes nos esquecemos do valor das experiências negativas e frustrantes no processo de nosso crescimento e não aprendemos efetivamente com elas.

 

3)     Enfoquemos a nossa mente nas soluções. Quando colocamos nossa mente apenas nos problemas, fatalmente não conseguiremos pensar em mais nada. Os problemas já ocorreram e não podemos fazê-los desaparecer, porém, buscar as soluções evitarão um novo fracasso no mesmo lugar.

 

4)     Disponhamo-nos a mudar. Todos nós conhecemos aquele axioma que diz que não poderemos obter resultados diferentes se insistirmos em fazer as mesmas coisas de sempre. Desejar mudar e agir determinadamente nesta direção altera destinos.

 

Carlos Carvalho

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #carloscarvalho #institutovocacionados #avozdossabios #vozdossabios #geracaojose #GeraçãoJosé #ovendedordeconselhos #vendedordeconselhos #mudanças #metanoia #autotransformação #mudancasbeneficas #transformação #mindsetdecrescimento #mindset #mentalidade #sabedoria #inteligencia

O que é a Verdade?


 

Atente a esse diálogo:

 

“Pilatos perguntou: — Então você é rei? Jesus respondeu: — Tu dizes que eu sou rei Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Pilatos perguntou: — O que é a verdade?...”

(João 18:37,38)

 

Se tentarmos compreender a verdade de maneira natural como Pilatos, jamais conseguiremos enxergar o quadro completo, pois a verdade não é filosófica, tampouco somente uma realidade de fatos. Em Filosofia, a verdade é uma busca ou a desistência da busca por um conceito absoluto que abarque as ideias internas da mente humana e da realidade do mundo a nossa volta. Mesmo que a verdade tenha espectros nestes níveis, ela não está representada plenamente por eles.

 

Para a mente espiritual, como a de Jesus, a verdade está tanto na pessoa que ela representa – no caso Ele – como nas reações que ela provoca aos ouvidos de quem é exposto a ela. Em outras palavras, a verdade tem origem divina e ela, por si mesma, cria impactos em todas as áreas da vida, seja espiritual, intelectual, emocional, material, profissional e familiar. A verdade altera o tecido social de tal maneira que, absorver, proclamar ou conceituar uma “verdade” inferior ou sem substância, empobrece ou pode destruir a própria existência na sociedade humana.

 

A verdade choca, a verdade impacta, a verdade cria rejeição, ela gera conversão da mente, ela modifica comportamentos, a verdade pode criar ódio em quem a rejeita, pode ser resistida ferozmente, ela dói, ela machuca a alma, a verdade subverte o politicamente correto, ela é luz nas trevas, é rota segura para vida, traz paz interior, renova a esperança quase perdida, a verdade cria dentro de nós uma estrutura indestrutível e por causa de tudo isso a verdade é livre e liberta quem a aceita e a ama como produto de mais alto valor.

 

“Então Tomé disse a Jesus: — Não sabemos para onde o Senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:5,6)

 

Carlos Carvalho

Teólogo, Cientista Social, Escritor e Professor

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Seja específico!

 


 

Quando criança, morava a maior parte do tempo com meus amados avós. Colecionava todas as revistas em quadrinhos das décadas de 1970 e 1980. Quinzenalmente quando chegavam à banca de revista, quando retornava da escola, o dono já me dizia as que estavam ali.

 

Ia ao meu amado avô e lhe pedia o valor correspondente. Ele me dava exatamente o que eu pedia. Se custasse 1,95, era exatamente essa a quantia em minha mão. Eu me irritava com aquela ação de meu avô. Ele era o Tesoureiro de minha cidade natal por décadas e eu achava um insulto aquilo.

 

Uma vez tomei coragem e lhe disse: "Por que o senhor me dá exatamente a quantia que lhe peço com os centavos? Por que não arredonda os valores para que me sobre algo?" Ele olhou com seu típico olhar singelo que me lembro e me disse: "Eu lhe dou exatamente o que me pede, se quisesse mais, era só dizer. Peça exatamente o que quer!"

 

Desde de minha infância, por causa desta experiência marcante, jamais deixei de ser específico nas coisas que quero ou busco.

 

“Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo?” (Jesus, o Senhor. Lucas 11:11,12)

 

Carlos Carvalho

Instagram: https://www.instagram.com/p/CUvXoGpFd0C/

Imagem: Pixabay

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #avozdossabios #vozdossabios #autotransformação #metanoia #avós #sabedoria #exemplos #infancia #geracaojose #geraçãoJosé #especifico

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

SOU PLENAMENTE LIVRE

 


Declaração de Liberdade:

 

Nenhum ser humano é dono(a) de mim.

Nenhum país é meu dono.

Nenhuma Lei tem domínio sobre minha liberdade.

Não pertenço a nenhum juiz, governador, governante ou imperador.

Sou livre por consciência, por direito de nascimento, por criação divina.

Sou plenamente livre.

 

Carlos Carvalho

Teólogo, Cientista Social, Professor

Outubro de 2021.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

EU ACREDITO NAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

 



Uma boa parte de nós que nos dedicamos ao conhecimento, estamos familiarizados com a famosa teoria do psicólogo americano Howard Gardner: as múltiplas inteligências. Ele crê que as habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais. Elas são:

 

1. Inteligências Linguísticas: característica dos poetas;

2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática;

3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de

manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.);

4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart;

5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar

produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.);

6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores,

Políticos, Professores, etc.);

7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de

formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar

efetivamente na vida.

 

Para Gardner o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno. Você sabe qual tem sido o maior dos empecilhos para a aceitação em massa da teoria?

 

Simples, a falta de métodos que possam medir, mensurar ou calcular as inteligências, assim como o teste de QI (Quociente de Inteligência) principalmente o faz. Claro que o teste de QI foi e é importante desde a Segunda Guerra Mundial para fins específicos, porém, insuficiente e inadequado para outras modalidades de inteligência. Por causa disso, os estudiosos têm se debruçado há décadas em busca de novas formas de ampliar todo o escopo da inteligência humana.

 

Ainda há muito o que pesquisar e encontrar, mas será preciso deixar de lado pensamentos como “não se mexe em time que está ganhando” ou “sempre deu certo até aqui” e coisas do tipo, pois, no quesito das diversas formas de inteligência que as pessoas demonstram, não mais podemos ficar presos a um único sistema de aferição, tampouco reféns de uma mentalidade engessada que não aceita mudanças.

 

Carlos Carvalho

Teólogo, Cientista Social e Professor

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #institutovocacionados #inteligencias #inteligenciasmultiplas #mudancas #educacao #novaeducacao

 Imagem de fundo: https://pixabay.com/pt/users/geralt-9301

VIDA TRANSFORMADA